Aula de geografia: um olhar a partir do estágio supervisionado do curso de Geografia – IFPE

Autores/as

  • David Roney Vieira Palmeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • Josafá Henrique Gomes

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.507

Resumen

O estágio supervisionado é um momento oportuno para que o acadêmico faça as suas percepções sobre a escola, sobre os alunos e, especialmente, sobre a prática docente. O presente artigo, fundamentado em Kimura (2010), Luckesi (2011), Carlos (2012), Ramos (2012) e nos PCNs de Geografia (1997), visa relatar e discutir uma experiência vivida através da disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de licenciatura em Geografia – IFPE EaD. Trata sobre as turmas observadas na instituição. Discute também o desempenho, práticas e procedimentos metodológicos da professora supervisora bem como a ausência de alternativas didáticas nas aulas observadas por causa do uso excessivo do livro didático. Ao término é realizada uma breve avaliação da turma do 6º Ano “D”, onde aconteceram quatro aulas práticas. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

David Roney Vieira Palmeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Licenciando em Geografia, pelo IFPE.

Citas

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRAS, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997. 166 p.

CARLOS, Ana Fani A. (org.). A geografia na sala de aula. 9. ed., 1ª reimpr., São Paulo: Contexto, 2012.

DESSEN, M. A; POLONIA, A. C. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, Paidéia, 17(36), p. 21-32, 2007.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Organização Acadêmica Institucional. Disponível em <http://www.ifpe.edu.br/campus/ipojuca/o-campus/documentos/organizacao-academica-institucional.pdf>. Acessado em 12 mar. 2016.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. 2. ed. – São Paulo: Contexto, 2010.

LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PASSINI, Elza Yasuko et. al. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2013.

PILETTI, Nelson. Psicologia educacional. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2004.

RAMOS, Marta Gonçalves da Silva. A importância dos recursos didáticos para o ensino da geografia no ensino fundamental nas séries finais. Monografia (Licenciatura), Universidade de Brasília, Departamento de Geografia - Santa Maria - DF, 2012.

SILVA, Felipe Akauan da et. al. Materiais didáticos: alternativas à prática de Geografia. Anais XIV Encontro Nacional de Geógrafos – ENG, Porto Alegre/RS, 2010. Disponível em . Acesso em 30 mai. 2016.

Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Palmeira, D. R. V., & Gomes, J. H. (2017). Aula de geografia: um olhar a partir do estágio supervisionado do curso de Geografia – IFPE. Diversitas Journal, 2(2), 330–337. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.507