A concepção dos alunos do Ensino Médio sobre a importância das aulas práticas de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.509Resumo
No ensino das ciências, em especial de Biologia, as aulas práticas proporcionam aos alunos uma aprendizagem significativa baseada em metodologias inovadoras. Neste sentido, o trabalho teve o objetivo de verificar a concepção dos alunos do ensino médio sobre a importância das aulas práticas de Biologia. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas atividades práticas com alunos do ensino médio de uma escola estadual do município de Arapiraca-AL, onde são realizadas as atividades do PIBID-Biologia da UFAL- Arapiraca e aplicados questionário semiestruturado para conhecer a concepção dos alunos sobre as aulas experimentais. Os resultados revelaram que as aulas práticas facilitam o processo de aprendizagem, aumentam o interesse dos alunos e despertam a sua curiosidade, demonstrando assim, o potencial didático desse método de ensino. Desta forma, pode-se concluir que as aulas práticas são ferramentas didáticas que contribuem para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de forma dinâmica e motivadora.
Métricas
Referências
ANDRADE L. F.; MASSABNI V. G. O Desenvolvimento de Atividades Práticas na Escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, v.17, n.4, p. 835-854, 2011.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2000.
BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, p.291-313, dez. 2002.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LIMA, D. B.; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos de Aplicação, v. 24, n. 1, p. 201-224, jan. /jun, 2011.
PERUCCI, L. R. et al. Análise de uma proposta didática de Krasilchik com o enfoque semiótico de Duval. Investigações em Ensino de Ciências. Londrina, v.17, p. 685-696, 2012.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RONQUI, L.; SOUZA, M. R.; FREITAS, F. J. C. A Importância das Atividades Práticas na área da Biologia. Cacoal –RO: Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, 2008. Disponível em: http://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf. Acesso em: 22 mar. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Raniel Francisco da Silva, Brunna Barbosa da Silva, Neuza Pereira de Oliveira Silva, Maria Lusia de Morais Belo Bezerra, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”