Uma análise da comunidade tradicional Alto dos Coelhos pelo método geoetnográfico

Autores

  • Patrícia Quirino Rocha ufal
  • Angela Fagna Gomes de Souza
  • José Rodolfo da Silva Santos
  • Felipe Santos Silva
  • Maria de Almeida Soares
  • Ívia Rejane Ferreira Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.518

Resumo

Este artigo tem como objetivo pontuar como a etnografia pode ser usada como um caminho metodológico para as pesquisas geográficas e, em especial, para os estudos voltados para as comunidades tradicionais. A etnografia é um método utilizado frequentemente pelos antropólogos, no esforço de conhecerem de modo minucioso e denso seu objeto de estudo, por exemplo, as comunidades tradicionais, as tribos, as aldeias ou os quilombos. A geografia vem se apoderando de métodos de outras ciências e a antropologia é uma delas, a junção do método da antropologia, a etnografia, com a abordagem geográfica é o que denominamos de geoetnografia. Essa interação tem como finalidade alcançar com maior êxito a compreensão da dinâmica das comunidades tradicionais. Os autores que usamos como suporte teórico foram Souza (2013), Neves (2006), Tutano (2003) e Chizzotti (2008) que são pesquisadores sérios que em suas pesquisas utilizam a etnografia como metodologia e além disso desenvolvem pesquisas abordado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Quirino Rocha, ufal

Graduada em Geografia pela universidade Federal de Alagoas com estudos na area de Geografia regional

Referências

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

NEVEZ, V. F. A. Pesquisa-ação e etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João Del-Rei, v. 1, n. 1, p. 1-17, Jun. 2006

SOUZA, A. F. G. de. Saberes dinâmicos: o uso da etnografia nas pesquisas geográficas qualitativas. In: MARAFON; Glaucio José; [et. al.].Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. P. 55-68.

TURATO, E. R. Decidindo quais indivíduos estudar. In: ____. Tratado da metodologia da pesquisa clínio-qualitativa. Petrópilis: Vozes, 2003. p. 351-368.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Rocha, P. Q., Souza, A. F. G. de, Santos, J. R. da S., Silva, F. S., Soares, M. de A., & Silva, Ívia R. F. (2017). Uma análise da comunidade tradicional Alto dos Coelhos pelo método geoetnográfico. Diversitas Journal, 2(2), 284–292. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.518

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)