Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.616Resumo
A disciplina de programação apresenta índice de reprovação ou desistência do curso, independente da linguagem de programação adotada na disciplina. Este artigo tem como objetivo de fazer um levantamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes ao cursar a disciplina de Programação, do curso técnico subsequente em Informática e Informática para a Internet. Foi realizado uma pesquisa com delineamento transversal e quantitativo com a população discente e egressos de uma Instituição Federal na cidade de Rio Largo. Foi aplicado um questionário online com 13 perguntas envolvendo dados socioeconômicos, acadêmicos e sobre as possíveis dificuldades na disciplina de programação. O resultado da pesquisa demonstrou que os conteúdos abordados na disciplina de programação que causaram mais dificuldades foram matrizes e estruturas de repetição. Diante do resultado obtido foi possível observar que as dificuldades relatadas pelos discentes no conteúdo abordado na disciplina está voltado principalmente para interpretação de texto e lógica matemática.
PALAVRAS-CHAVE: Lógica de Programação, Dificuldade de Aprendizagem, Ensino Técnico.
Métricas
Referências
BORGES, Marcos Augusto F. Avaliação de uma metodologia alternativa para a aprendizagem de programação. VIII Workshop de Educação em Computação. Curitiba, PR, Brasil, 2000. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2000/006.pdf>. Acesso em 20/01/2018.
JÚNIOR, José Augusto Teixeira de Lima; VIEIRA, Carlos Eduardo Costa; VIEIRA, Priscila de Paula. Dificuldades no processo de aprendizagem de Algoritmos: uma análise dos resultados na disciplina de AL1 do Curso de Sistemas de Informação da FAETERJ - Campus Paracambi. Cadernos UniFOA, ed. 27, abr. 2015. Disponível em: <http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/viewFile/293/346>. Acesso em: 25/08/2017.
PIVA JR, Dilermando; FREITAS, Ricardo L. Estratégias para melhorar os processos de abstração na disciplina de Algoritmos. In: Brazilian Symposium on Computers in Education, 10º edição. Anais do Brazilian Symposium on Computers in Education. Sociedade Brasileira de Computação, 2010. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1464>. Acesso em 20/01/2018.
RAPKIEWICZ, Klevi Elena; FALKEMBACH, Gilse; SEIXAS, Louise; ROSA, Núbia dos Santos; CUNHA, Vanildes Vieira da; KLEMANN, Miriam. Estratégias pedagógicas no ensino de Algoritmo e Programação Associadas ao uso de jogos Educacionais. Novas tecnologias na educação, v. 4 n. 2, dez. 2006. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/renoteold/dez2006/artigosrenote/25157.pdf>. Acesso em: 27/08/2017.
SILVA, Bruno Siqueira da; TRENTIN, Marcos Antônio Sandini. Dificuldades no ensino-aprendizagem de programação de computadores: Contribuições para sua compreensão e resolução. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 5º edição, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa. Anais do V SINECT. UTFPR, 2016. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/2016/selecionados.php>. Acesso em 27/08/2017.
SILVA, Jéssica Aires; BEZERRA JÚNIOR, Elias Vidal. A Intenção de evasão escolar: Discussões e Reflexões no curso de Licenciatura em Computação do IFTO -Instituto Federal do Tocantins- Campus Porto Nacional. Dianópolis: 5º Jornada de iniciação científica-JICE IFTO – Campus Dianópolis, Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/jice/5jice>. Acesso em 20/01/2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Walquiria dos Santos Silva, Maria Sirleide Lima, Jakelline Cipriano dos Santos Raposo, Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”