Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática

Autores

  • Walquiria dos Santos Silva INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
  • Maria Sirleide Lima INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
  • Jakelline Cipriano dos Santos Raposo INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
  • Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.616

Resumo

A disciplina de programação apresenta índice de reprovação ou desistência do curso, independente da linguagem de programação adotada na disciplina. Este artigo tem como objetivo de fazer um levantamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes ao cursar a disciplina de Programação, do curso técnico subsequente em Informática e Informática para a Internet. Foi realizado uma pesquisa com delineamento transversal e quantitativo com a população discente e egressos de uma Instituição Federal na cidade de Rio Largo. Foi aplicado um questionário online com 13 perguntas envolvendo dados socioeconômicos, acadêmicos e sobre as possíveis dificuldades na disciplina de programação. O resultado da pesquisa demonstrou que os conteúdos abordados na disciplina de programação que causaram mais dificuldades foram matrizes e estruturas de repetição. Diante do resultado obtido foi possível observar que as dificuldades relatadas pelos discentes no conteúdo abordado na disciplina está voltado principalmente para interpretação de texto e lógica matemática.

PALAVRAS-CHAVE: Lógica de Programação, Dificuldade de Aprendizagem, Ensino Técnico.

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Biografia do Autor

Walquiria dos Santos Silva, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Estudante do curso técnico em informática - IFAL Campus Rio Largo

Maria Sirleide Lima, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Estudante do curso técnico em informática - IFAL Campus Rio Largo

Jakelline Cipriano dos Santos Raposo, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Chefe de Gabinete - IFAL Campus Rio Largo

Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Analista de Tecnologia da Informação - UFAL

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Publicado

2018-12-08

Como Citar

Silva, W. dos S., Lima, M. S., Raposo, J. C. dos S., & Silva Júnior, L. C. F. da. (2018). Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática. Diversitas Journal, 3(3), 761–770. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.616