Leitura literária no curso técnico Eletroeletrônica
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i2.625Resumo
RESUMO: Este artigo possui como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de campo que promoveu a prática da leitura literária no curso técnico de Eletroeletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Caucaia. Participaram da pesquisa 23 estudantes do quarto e quinto semestres, durante os meses de fevereiro e março de 2018. A pesquisa foi realizada em dois momentos. No primeiro, uma entrevista semiestruturada foi aplicada aos estudantes para compreender o olhar deles na direção da leitura literária. Nessa, apenas a metade dos estudantes afirmaram que sentem a necessidade da prática da leitura literária. No segundo momento, foi elaborado um “local de leitura” no laboratório de Eletroeletrônica para observar de perto, as manifestações dos estudantes com relação aos livros de literatura. Assim, os estudantes passaram conviver com os livros de literatura no cotidiano escolar, como forma de motivá-los para a prática da leitura literária. Pode-se afirmar que durante os dois meses, praticamente todos os estudantes manifestaram motivação pela prática da leitura literária, podendo criar, com o tempo, a necessidade da leitura literária. Isso porque durante os intervalos das aulas muitos estudantes realizaram a prática da leitura literária. A metodologia pedagógica foi norteada pelos seguintes autores: Calkins (2001), Smith (1991), Bajard (2007), Miller (2013), Jolibert (1994) e Foucambert (2008).
Palavras-Chave: Ensino Médio, Necessidades de leitura, Formação de leitores.
ABSTRACT: This article aims to present the results of a research that sought to promote the practice of literary reading in the technical course of Eletroelectronics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - Campus Caucaia. Twenty-three students from the fourth and fifth semesters participated in the study during the months of February and March of 2018. The research was carried out in two moments. In the first, a semi-structured interview was applied to the students to understand their gaze in the direction of literary reading. In this study, only half of the students stated that they felt the need to practice literary reading. In the second moment, a "reading site" was elaborated in the Electro-electronics laboratory to closely observe the student's manifestations in relation to the literature books. Thus, the students spent living with the literature books in the daily school, as a way to motivate them to practice literary reading. It is possible to affirm that during the two months, practically all the students expressed motivation by the practice of the literary reading, being able to create, over time, the necessity of the literary reading. This is because during the intervals of the classes many students performed the practice of literary reading. The pedagogical methodology was guided by the following authors: Calkins (2001), Smith (1991), Bajard (2007), Miller (2013), Jolibert (1994) and Foucambert (2008).
Keywords: High school, Reading needs, Teacher training.
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