Influência das mídias de entretenimento na construção dos jovens no sertão de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.693Palavras-chave:
mídias sociais, formação de identidade, mídia de massaResumo
RESUMO: O trabalho em questão apresenta uma análise do poder exercido pelas mídias de entretenimento, estas possuindo um discurso persuasivo e ideológico, além de investigar o modo que influencia na formação da identidade de adolescentes que assumem uma rede de interações. Tendo em mente que vivemos em um mundo globalizado, ela se intensifica cada vez mais devido às redes sociais. Buscando um estudo dos seguintes quesitos
como o que Adorno (1986) identificou como o surgimento do termo "mídia de massa", expressão que foi possível com a evolução tecnológica que atribui uma forte alienação dos espectadores, apesar de que pode ser estabelecida uma relação positiva, levando a importância de questões como a tolerância, aceitação, igualdade/diferença. A pesquisa foi realizada com a leitura e apuração do material bibliográfico referente ao tema, depois foi feito um questionário online onde foi divulgado nas redes sociais dos integrantes da pesquisa e por fim, foi feita a coleta e análise de dados, totalizando 35 respostas. Dessa maneira, buscando observar de que forma vieram a se posicionar perante as questões abordadas, e investigando assim o que acaba por influenciar na identidade do entrevistado.
Métricas
Referências
BORRILO, D. Homofobia: História e Crítica de um Preconceito. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
DRUMONT, M. P. Elementos Para Uma Análise do Machismo. Perspectivas. São Paulo: 1980. p.81-85.
HALL, Stuart. Identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
MARTINS, I. C. O racismo nas redes sociais: o mundo virtual é feito por pessoas de carne e osso. Disponível em: http://www.vvale.com.br/geral/racismo-redes-sociais>. Acesso em 24 fev.2018
SANTOS, L. S. Carta do Editor. Revista Fale, julho 2012. Disponível em: http://www.academia.edu/4546118/Sobre_o_conceito_de_Influ%C3%AAncia. Acesso em 02 abr 2018.
SOUZA, D. O. As Relações Públicas e o Gerenciamento das Redes Sociais: Grandes Empresas Lidando com o Discurso Homofóbico. Trabalho de Conclusão de Curso - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, 2016.
WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social Network Analysis: methods and applications. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1994.
WELLMAN, B. An Electronic Group is Virtually a Social Network. In: KIESLER, Sarah (org.) Culture of Internet. Hilsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1997. p. 179-205.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ritaciro Cavalcante da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”