O perfil dos professores de Sociologia da 6ª Gerencia Regional de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-789Resumo
RESUMO: A presente pesquisa objetivou analisar o processo recente de institucionalização do ensino de sociologia no Brasil, em especial, no âmbito escolar; o cotidiano didático pedagógico; o perfil do professor de sociologia e os da Sexta Gerência Regional de Ensino de Alagoas (6º GERE). Para a realização desta pesquisa foram elaborados questionários com perguntas fechadas a treze professores da área sociológica para melhor sistematizarmos e problematizarmos o ensino/aprendizagem de sociologia e os perfis desses profissionais da educação. Para tanto, este trabalho está inserido em uma abordagem de pesquisa descritiva que tem como característica não apenas descrever determinados fenômenos em relação a faixa etária, gênero, etnia, classe social como também interpretar tais implicações. Além disso, utilizou-se também pesquisas bibliográficas acerca do tema em destaque. Mediante a isso, após a coleta e o processamento dos dados foi possível conhecer e desvelar as nuances acerca das respostas dadas pelos professores partícipes desta pesquisa, pois dessa forma pudemos caracterizar os seus perfis. Portanto, as análises evidenciaram que esses perfis se encontram em construção permanente devido a conjuntura social, política e econômica, estando, assim, em constante transformação social.
PALAVRAS-CHAVE: Perfil. Professor. Sociologia. Ensino Médio.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dijací Nogueira, Cléa Carneiro Palmeira Rêgo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”