Construindo sensibilização ambiental com alunos do ensino fundamental em zona de alta produção agrícola
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-814Resumo
RESUMO: Ações que envolvam mudança de atitude, no contexto de temas ambientais, é um desafio a ser aplicado nos ambientes escolares. Essa pesquisa buscou através da realização de um projeto, em parceria com o Clube Amigos da Terra – CAT, promover o processo de conscientização e sensibilização ambiental, de alunos do ensino fundamental, sobre a correta destinação de resíduos, sua reutilização e outras aplicações, como forma de preservação e defesa do meio ambiente. A pesquisa ocorreu em uma escola municipal da área urbana do município de Sorriso, Mato Grosso. A metodologia baseada no método explicativa/qualitativa, foi feita em fases que incluíram a) apresentação do projeto, b) palestra, c) aplicação do projeto “aprendendo a reciclar”. Na fase final, os alunos puderam ser inseridos no conhecimento sobre os resíduos diários, coleta e separação, compostagem e horta escolar. Os alunos tiveram um processo de crescimento sustentável ao longo da realização do projeto, denotando a importância da aplicabilidade de atividades extras salas, na formação de conceitos da Educação Ambiental. De uma forma geral, a realização do projeto, permitiu o processo de sensibilização ambiental dos envolvidos, o que os torna multiplicadores das ações vividas, denotando a importância da Educação Ambiental, na transformação de novas gerações, para a aplicabilidade da sustentabilidade.
PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental; Horta; Compostagem.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sergio Gomes Sergio Gomes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”