Solitary wasp diversity (Hymenoptera: Aculeata) in different cultivation environments
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.839Resumo
RESUMO: As vespas contribuem para a qualidade ambiental e os serviços ecossistêmicos e desempenham um papel fundamental no funcionamento de muitos ambientes. O presente estudo investigou a diversidade de espécies de vespas solitárias que ocuparam ninhos-armadilha em ambientes de cultivo, bem como a arquitetura dos ninhos encontrados. .. O estudo concentrou-se em três áreas de agroecossistema, onde foram instalados 30 blocos de ninhos-armadilha, com quatro diâmetros (5 mm, 7 mm, 9 mm e 11 mm). Um total de 56 ninhos foram ocupados por vespas solitárias, sendo as espécies mais freqüentes Trypoxylon sp.1, Crabronidae (N=100, 54,9%), Pachodynerus cf. Brevithorax, Vespidae (N=31, 17,0%), Trypoxylon sp.2, Crabronidae (N=27, 14,8%) e Caenochrysis nigropolita, Chrysididae (N=9, 4,9%). As vespas ocuparam preferencialmente os ninhos-armadilha de 5 mm e 7 mm de diâmetro. Seis famílias de vespas foram registradas, sendo as mais abundantes Crabronidae com 127 indivíduos, seguida da família Vespidae (N=36). O número reduzido de espécies registradas na área de estudo pode estar relacionado ao uso frequente de pesticidas e às práticas agrícolas, que podem danificar os locais de nidificação. Esses resultados fornecem alertas importantes para o uso de práticas agrícolas e enfatizam a necessidade de adoção de estratégias eficazes para a conservação e manejo sustentável das populações desses insetos potencialmente benéficos.
PALAVRAS-CHAVE: Conservação, himenópteros, agroecossistemas.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Daiana Carla Cosme, CYNTHIA MARIA DE LYRA NEVES, César Auguste Badji , Patrícia Vieira Ribeiro , Adriane Vieira Souza , José Gomes Silva Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”