Educação ambiental na percepção de professores de escolas públicas, localizadas em Jaramataia/AL, Brasil

Autores

  • Victória Endy Moura de Alencar Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Rosineide Nascimento da Silva Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-854

Resumo

RESUMO: A Educação Ambiental pode ser entendida como toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do ambiente. Nas escolas, a Educação Ambiental contribui para a formação dos alunos para que possam aprender a amar, respeitar e praticar ações voltadas à conservação ambiental. A partir dessa perspectiva, este estudo foi realizado com o objetivo de conhecer a percepção de professores, quanto à importância da abordagem sobre Educação Ambiental em duas escolas públicas do município de Jaramataia – AL. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário semiestruturado a dez professores de diferentes disciplinas das duas instituições educacionais. A pesquisa foi realizada em três etapas: na primeira, realizou-se uma visita pré-avaliativa às escolas para reconhecimento e apresentação do corpo docente da mesma; na segunda, houve a aplicação dos questionários; e na terceira etapa, ocorreu a análise dos dados coletados. Os resultados verificados neste estudo apontam que os professores reconhecem a Educação Ambiental como uma temática de fundamental importância para ser trabalhada em sala de aula, junto com seus alunos, porém os docentes restringem o conceito dessa temática apenas à perspectiva da conservação do ambiente e da conscientização dos alunos. Além disso, a partir das respostas dadas pelos professores entrevistados percebe-se que, a aplicabilidade da EA nas escolas é comprometida por uma série de dificuldades e desafios que, muitas vezes, perpassam o âmbito meramente escolar, ao passo que as políticas públicas de gestão não oferecem subsídios suficientes para que tanto as escolas quantos seus docentes sintam-se preparados para trabalhar essa temática, de modo que contemplem as realidades dos educandos e do meio que integram.

PALAVRAS-CHAVE: percepção ambiental, docentes, rede pública de ensino. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Victória Endy Moura de Alencar, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Graduada em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca.

Rosineide Nascimento da Silva, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Professora Auxiliar do Curso de Ciências Biológicas na UNEAL; Arapiraca; Mestra em Ecologia e Conservação. 

Downloads

Publicado

2020-07-05

Como Citar

Alencar, V. E. M. de, & Silva, R. N. da. (2020). Educação ambiental na percepção de professores de escolas públicas, localizadas em Jaramataia/AL, Brasil. Diversitas Journal, 5(3), 1658–1670. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-854