Educação ambiental na percepção de professores de escolas públicas, localizadas em Jaramataia/AL, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-854Resumo
RESUMO: A Educação Ambiental pode ser entendida como toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do ambiente. Nas escolas, a Educação Ambiental contribui para a formação dos alunos para que possam aprender a amar, respeitar e praticar ações voltadas à conservação ambiental. A partir dessa perspectiva, este estudo foi realizado com o objetivo de conhecer a percepção de professores, quanto à importância da abordagem sobre Educação Ambiental em duas escolas públicas do município de Jaramataia – AL. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário semiestruturado a dez professores de diferentes disciplinas das duas instituições educacionais. A pesquisa foi realizada em três etapas: na primeira, realizou-se uma visita pré-avaliativa às escolas para reconhecimento e apresentação do corpo docente da mesma; na segunda, houve a aplicação dos questionários; e na terceira etapa, ocorreu a análise dos dados coletados. Os resultados verificados neste estudo apontam que os professores reconhecem a Educação Ambiental como uma temática de fundamental importância para ser trabalhada em sala de aula, junto com seus alunos, porém os docentes restringem o conceito dessa temática apenas à perspectiva da conservação do ambiente e da conscientização dos alunos. Além disso, a partir das respostas dadas pelos professores entrevistados percebe-se que, a aplicabilidade da EA nas escolas é comprometida por uma série de dificuldades e desafios que, muitas vezes, perpassam o âmbito meramente escolar, ao passo que as políticas públicas de gestão não oferecem subsídios suficientes para que tanto as escolas quantos seus docentes sintam-se preparados para trabalhar essa temática, de modo que contemplem as realidades dos educandos e do meio que integram.
PALAVRAS-CHAVE: percepção ambiental, docentes, rede pública de ensino.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Victória Endy Moura de Alencar, Rosineide Nascimento da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”