Educação ambiental na percepção de professores de escolas públicas, localizadas em Jaramataia/AL, Brasil

Autores/as

  • Victória Endy Moura de Alencar Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Rosineide Nascimento da Silva Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-854

Resumen

RESUMO: A Educação Ambiental pode ser entendida como toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do ambiente. Nas escolas, a Educação Ambiental contribui para a formação dos alunos para que possam aprender a amar, respeitar e praticar ações voltadas à conservação ambiental. A partir dessa perspectiva, este estudo foi realizado com o objetivo de conhecer a percepção de professores, quanto à importância da abordagem sobre Educação Ambiental em duas escolas públicas do município de Jaramataia – AL. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário semiestruturado a dez professores de diferentes disciplinas das duas instituições educacionais. A pesquisa foi realizada em três etapas: na primeira, realizou-se uma visita pré-avaliativa às escolas para reconhecimento e apresentação do corpo docente da mesma; na segunda, houve a aplicação dos questionários; e na terceira etapa, ocorreu a análise dos dados coletados. Os resultados verificados neste estudo apontam que os professores reconhecem a Educação Ambiental como uma temática de fundamental importância para ser trabalhada em sala de aula, junto com seus alunos, porém os docentes restringem o conceito dessa temática apenas à perspectiva da conservação do ambiente e da conscientização dos alunos. Além disso, a partir das respostas dadas pelos professores entrevistados percebe-se que, a aplicabilidade da EA nas escolas é comprometida por uma série de dificuldades e desafios que, muitas vezes, perpassam o âmbito meramente escolar, ao passo que as políticas públicas de gestão não oferecem subsídios suficientes para que tanto as escolas quantos seus docentes sintam-se preparados para trabalhar essa temática, de modo que contemplem as realidades dos educandos e do meio que integram.

PALAVRAS-CHAVE: percepção ambiental, docentes, rede pública de ensino. 

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Biografía del autor/a

Victória Endy Moura de Alencar, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Graduada em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca.

Rosineide Nascimento da Silva, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Professora Auxiliar do Curso de Ciências Biológicas na UNEAL; Arapiraca; Mestra em Ecologia e Conservação. 

Publicado

2020-07-05

Cómo citar

Alencar, V. E. M. de, & Silva, R. N. da. (2020). Educação ambiental na percepção de professores de escolas públicas, localizadas em Jaramataia/AL, Brasil. Diversitas Journal, 5(3), 1658–1670. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-854