Envelhecimento e educação: impressões advindas da oficina pedagógica de formação
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-903Resumo
RESUMO: Trata-se de relato da experiência da execução da Oficina Pedagógica Envelhecimento e Educação: tecendo caminhos possíveis no curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas. A Oficina teve como objetivo articular o conhecimento teórico do que seja envelhecimento tanto a nível médico quanto a nível psicológico, em um ambiente de formação de professores, tendo como meta a conscientização do que é ser idoso. A oficina foi desenvolvida em três momentos: palestra; participação de idosas e circuito do envelhecimento. Com a realização desta experiência as autoras afirmam que, frente às mudanças sociais e o aumento da população idosa, a pedagogia torna-se ciência propícia para interlocução de ações que deem visibilidade às necessidades dessa parcela da população. Ressaltam ainda o grande ganho da educação com a alteração na LDBEN 9394/96 através da Lei nº 13.632/2018 que acrescentou um inciso no artigo 37, garantindo a educação ao longo da vida, no cotidiano social e em diferentes espaços educacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Envelhecimento; Gerontologia Educacional.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Edja Souza Barbosa, Maria Lays da Silva, Mariana Ferreira Torres de Araújo, Sara Jane Cerqueira Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”