Envelhecimento e educação: impressões advindas da oficina pedagógica de formação
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-903Resumen
RESUMO: Trata-se de relato da experiência da execução da Oficina Pedagógica Envelhecimento e Educação: tecendo caminhos possíveis no curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas. A Oficina teve como objetivo articular o conhecimento teórico do que seja envelhecimento tanto a nível médico quanto a nível psicológico, em um ambiente de formação de professores, tendo como meta a conscientização do que é ser idoso. A oficina foi desenvolvida em três momentos: palestra; participação de idosas e circuito do envelhecimento. Com a realização desta experiência as autoras afirmam que, frente às mudanças sociais e o aumento da população idosa, a pedagogia torna-se ciência propícia para interlocução de ações que deem visibilidade às necessidades dessa parcela da população. Ressaltam ainda o grande ganho da educação com a alteração na LDBEN 9394/96 através da Lei nº 13.632/2018 que acrescentou um inciso no artigo 37, garantindo a educação ao longo da vida, no cotidiano social e em diferentes espaços educacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Envelhecimento; Gerontologia Educacional.
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Derechos de autor 2020 Edja Souza Barbosa, Maria Lays da Silva, Mariana Ferreira Torres de Araújo, Sara Jane Cerqueira Bezerra
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