Envelhecimento e educação: impressões advindas da oficina pedagógica de formação

Autores/as

  • Edja Souza Barbosa Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Lays da Silva UNEAL
  • Mariana Ferreira Torres de Araújo UNEAL
  • Sara Jane Cerqueira Bezerra UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-903

Resumen

RESUMO: Trata-se de relato da experiência da execução da Oficina Pedagógica Envelhecimento e Educação: tecendo caminhos possíveis no curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas. A Oficina teve como objetivo articular o conhecimento teórico do que seja envelhecimento tanto a nível médico quanto a nível psicológico, em um ambiente de formação de professores, tendo como meta a conscientização do que é ser idoso.  A oficina foi desenvolvida em três momentos: palestra; participação de idosas e circuito do envelhecimento. Com a realização desta experiência as autoras afirmam que, frente às mudanças sociais e o aumento da população idosa, a pedagogia torna-se ciência propícia para interlocução de ações que deem visibilidade às necessidades dessa parcela da população. Ressaltam ainda o grande ganho da educação com a alteração na LDBEN 9394/96 através da Lei nº 13.632/2018 que acrescentou um inciso no artigo 37, garantindo a educação ao longo da vida, no cotidiano social e em diferentes espaços educacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Envelhecimento; Gerontologia Educacional.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2020-01-13

Cómo citar

Barbosa, E. S., Silva, M. L. da ., Araújo, M. F. T. de ., & Bezerra, S. J. C. (2020). Envelhecimento e educação: impressões advindas da oficina pedagógica de formação. Diversitas Journal, 5(1), 478–486. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-903