Caracterização da conservação refrigerada da acerola (Malpighia emarginata) sob atmosfera modificada
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-929Resumo
RESUMO: Objetivou-se com o presente estudo avaliar o efeito do estádio de maturação da acerola sobre peso, açúcar solúveis em ºBrix, condutividade elétrica (CE) e potencial hidrogeniônico (pH) da acerola conservada sob atmosfera modificada.Foi utilizado para o estudo o delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos (cinco estádios de maturação diferentes: vermelho intenso, vermelho, vermelho alaranjado, amarelada e verde), cada tratamento contou com 25 frutos. Foram armazenados 25 frutos de acerola por bandeja, com filme de polietileno em ambiente de atmosfera modificada, para qualificação a cada três dias. Foi verificado a temperatura a cada 12 horas, 7 da manhã e 19h, a cada três dias foram aleatoriamente coletados cinco frutos para análise dos parâmetros: Peso, Açucar Soluvel em º Brix, Condutividade Eletrica, e pH.A execução do projeto de pesquisa foi conduzida na Universidade Estadual de Alagoas(UNEAL/CAMPUS II), localizada na região de Santana do Ipanema, no Estado de Alagoas, com uma área total de 437,8km². Os resultados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade utilizando o software SISVAR 5,6. Os frutos de cor vermelha intensa foram os que apresentaram melhores valores de Açúcar Solúveis em ºBrix, Condutividade Elétrica e o mais valor de ph foi encontrado nos frutos verdes, demostrando que os melhores resultados são obtidos em frutos com um estádio de maturação mais elevado.
PALAVRAS-CHAVE: Acerola, físico-química, conservação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Neilson Silva Santos, José Crisólogo de Sales Silva Silva, Cleyton de Almeida Araújo, Kelson Félix Lima, Felipe Gabriel Alves Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”