Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2059Keywords:
Formação docente; multimodalidade; práxis docente.Abstract
Compreendemos que a multimodalidade está presente nos contextos sociais, culturais, tecnológicos das crianças e que, por isso, carece ser explorada na sala de aula, para isso, é preciso que os professores apropriem-se desse conhecimento para aplicá-lo em suas aulas. O presente estudo busca investigar as concepções e os saberes dos professores dos anos iniciais acerca da multimodalidade. É uma pesquisa, de cunho qualitativo na qual utilizamos, como instrumentos de geração de dados, a aplicação de questionários aos professores para avaliar as suas percepções e conhecimentos no que diz respeito à multimodalidade, refletindo se o estudo de gêneros multimodais esteve ou está presente na sua formação inicial e continuada. Para pautar o nosso estudo, consideramos pertinentes as pesquisas de Ribeiro (2013), Bombine (2019) e Garcia (2018). Como resultados exordiais, mediante a aplicação dos questionários, nos quais os professores foram instigados a fazer uma autoavaliação dos saberes concernentes à presença do estudo da multimodalidade na sua formação inicial e continuada, percebemos que a maioria dos professores desconhece o tema, visto que, respondeu que esse tema não foi estudado nos processos formativos dos docentes, consequentemente, passa a não ser um objeto de conhecimento explorado no processo de ensino e aprendizagem nos ciclos de alfabetização.
Metrics
References
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira, FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva & COSCARELLI, Carla Viana. (2020). Multimodalidade: aproximações conceituais, produções infantis e propostas pedagógicas no processo de alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização | ISSN: 2446-8584 | n. 13. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/454. Acesso em: 10 mar 2021.
ARAÚJO, Sâmara Carla Lopes Guerra de, & GUALBERTO, Clarice. Leitura na Base Nacional Comum Curricular: qual é a base? Discussões sobre alfabetização, texto e multimodalidade. (2018). DOI: 10.31560/pimentacultural/. Disponível em: researchgate.net. Acesso em: 08 mar 2021.
BARBOSA, Vânia Soares, ARAÚJO, Antonia Dilamar, & ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. (2016). Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada |https://doi.org/10.1590/1984-639820169909 | Oct-Dec| Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/pM68n9gfxmRZZzVVRzvdSBC/?lang=pt. Acesso em: 14 jun 2021.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de, & LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. (1990). Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. Vozes.
BOMBINI, Gustavo. (2019). Didática da leitura e escrita e multimodalidade. Cadernos do Centro de Estudos de Design e Comunicação | ISSN 1853-3523 | n. 72. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S185335232019000200069&lang=pt. Acesso em: 09 mar 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponivel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 mar 2021.
GARCÍA, Javier González. (2018). A abordagem multimodal do processo de literacia. Educação em Revista | ISSN 1982-6621 |. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982018000100148&lang=pt.Acesso em: 09 mar 2021.
KERSCH, Dorotea Frank, MARTINS, Ana Patricia Sá, SANTOS, Gabriela Krause dos, & TEMÓTEO, Antônia Sueli S. G. (2021). Multiletramentos na pandemia: aprendizagens na, para a e além da escola. Casa Leiria.
MARCONI, Maria de Andrade, & LAKATOS, Eva Maria. (2003). Fundamentos da Metodologia Científica. Atlas.
OLIVEIRA, Derli Machado. Gêneros multimodais e multiletramentos: novas práticas de leitura na sala de aula. (11, 2013). In: II Congresso Nacional Educação e Diversidade, Itabaiana/SE. Anais do VI Fórum Identidades e Alteridades. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/36810436/Texto_VI_Forum_19.pdf?1425177113=&response. Acesso em: 12 mar 2021.
PEREIRA, Adriana Soares, SHITSUKA, Dorlivete Moreira, PARREIRA, Fábio José, & SHITSUKA, Ricardo. (2018). Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria, RS: UFSM, NTE. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 jul. 2021.
RIBEIRO, Ana Elisa. ( jan./jun. 2013) Multimodalidade e produção de textos: Questões para o letramento na atualidade. Santa Cruz do Sul |ISSN 1982-2014|v. 38, n. 64, p. 21-34. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acesso em: 14 jun. 2021.
SOARES, Magda. (2018). Alfabetização e letramento. Contexto.
SOARES, Magda. (2021) Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. Contexto, 2021.
VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula. (2012). A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas. Anais do SIELP | ISSN 2237-8758 | Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_230.pdf. Acesso em: 10 Mar 2021.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Isabel lopes Fonseca, ERISSON, ELIZETE SANTOS BALBINO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”