Dance at school: an experience on Pibid
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2192Keywords:
Dança, Educação Física, consciência corporalAbstract
Este estudo tem como objetivo relatar experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a unidade temática dança em uma escola de ensino público do município de Maceió, nas turmas do oitavo ano, durante as aulas de Educação Física. Dessa forma, leva-se a dança para o âmbito escolar, apresentando-a como um conteúdo fundamental para o planejamento das atividades pedagógicas. Os procedimentos metodológicos envolveram atividades ministradas para os escolares por meio de intervenções planejadas pela equipe de integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física. O tema proposto foi trabalhado de forma lúdica e interativa, a fim de mostrar sua importância no desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, na busca de novos conhecimentos e no alcance da autonomia dos alunos. Foram utilizados como recursos didáticos dois questionários, vídeos e desenhos. Devido à pandemia da Covid-19, recorremos à plataforma do Formulário Google, e o aplicativo Whatsapp, sendo o planejamento das ações realizado pela plataforma Google Meet. O resultado da experiência mostrou boa aceitação e participação dos escolares nas atividades, estudante que gostam de dançar, os estilos de dança mais frequentemente foi o funk e o forró, levando-nos à conclusão de que, embora os escolares tenham conhecimento da existência desse conteúdo, existem muitas barreiras, timidez dos alunos, pouco preparo dos professores e dificuldades de espaços, que bloqueiam sua conexão com essa prática, sendo evidente e importante que a experiência com a dança deve ser inserida no ambiente escolar ao ponto de naturalizá-la nesse contexto.
Metrics
References
Alves, C. C., Andrade, L. T. (2021) A prática de dança na Educação Física escolar: realidades e desafios. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 18 (184), Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd184/a-danca-naeducacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: dez. 2021.
Abreu, R. (2020). A dança nas aulas de educação física no contexto escolar: desafios da prática pedagógica.
Brasil. (2017) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão revista. Brasília: MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=796 01-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 out. 2021.
Brasileiro, L. T. (2009) O Conteúdo “Dança” em aula de Educação Física: Temos o que ensinar? Revista Pensar a Prática. v. 6, 45-48. 2009.
Carbonera, D., Carbonera, S. A. (2008) A importância da dança no contexto escolar. Monografia. (Pós-graduação em Educação Física) - Faculdade Iguaçu – ESAP, 61. 2008
Carvalho, E. (2015) A dança no contexto escolar. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Brasília. 2015.
Darido, S. C., Maitino, E. (2004) (Org.). Pedagogia Cidadã: Cadernos de Formação em Educação Física. São Paulo: Unesp, Pró-Reitoria de Graduação. P. 159-168.
Galbiattitosti, N. L., Rinaldi, I. P. B. (2012) despertando o interesse pela dança na escola. O Professor PDE e os desafios da escola pública paraense, v.1.
Garcia, A., Haas, A. (2003) Ritmo e Dança. Ulbra.
Gaspari, T. (2004) Atividades rítmicas e expressivas nas aulas de educação física. Pedagogia cidadã: cadernos de formação–Educação Física, v. 2, 113-133.
Gil, A. C. (1999) Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas.
Marques, I. A. (2003) Dançando na Escola. Cortez.
Mendes, M. G. (1987) A Dança. Ática.
Nanni, D. (1995) Dança-Educação: pré-escola à universidade. Sprint.
Rodrigues, I. C. R, Mendes, A. A. (2014) Aspectos práticos da dança ministrada nas aulas de Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 18, Nº 189.
Verderi, E. B. (2000) Dança na escola. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 José Firmino dos Santos Junior, Maria Emília de Araújo Melo Neta , Carla Marli Caetano de Oliveira , Andressa Karollyne dos Santos Rodrigues , José Samuel Ferreira , Maria Elizabete de Andrade Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”