Dança na escola: uma experiência no Pibid

Autores/as

  • José Firmino dos Santos Junior Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Emília de Araújo Melo Neta Universidade Federal de Alagoas
  • Carla Marli Caetano de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Andressa Karollyne dos Santos Rodrigues Universidade Federal de Alagoas
  • José Samuel Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Elizabete de Andrade Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2192

Palabras clave:

Dança, Educação Física, consciência corporal

Resumen

Este estudo tem como objetivo relatar experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a unidade temática dança em uma escola de ensino público do município de Maceió, nas turmas do oitavo ano, durante as aulas de Educação Física. Dessa forma, leva-se a dança para o âmbito escolar, apresentando-a como um conteúdo fundamental para o planejamento das atividades pedagógicas. Os procedimentos metodológicos envolveram atividades ministradas para os escolares por meio de intervenções planejadas pela equipe de integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física. O tema proposto foi trabalhado de forma lúdica e interativa, a fim de mostrar sua importância no desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, na busca de novos conhecimentos e no alcance da autonomia dos alunos. Foram utilizados como recursos didáticos dois questionários, vídeos e desenhos. Devido à pandemia da Covid-19, recorremos à plataforma do Formulário Google, e o aplicativo Whatsapp, sendo o planejamento das ações realizado pela plataforma Google Meet. O resultado da experiência mostrou boa aceitação e participação dos escolares nas atividades, estudante que gostam de dançar, os estilos de dança mais frequentemente foi o funk e o forró, levando-nos à conclusão de que, embora os escolares tenham conhecimento da existência desse conteúdo, existem muitas barreiras, timidez dos alunos, pouco preparo dos professores e dificuldades de espaços, que bloqueiam sua conexão com essa prática, sendo evidente e importante que a experiência com a dança deve ser inserida no ambiente escolar ao ponto de naturalizá-la nesse contexto.

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Citas

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Archivos adicionales

Publicado

2022-10-10

Cómo citar

Junior, J. F. dos S., Emília de Araújo Melo Neta , M. ., Marli Caetano de Oliveira , C., Karollyne dos Santos Rodrigues , A., Samuel Ferreira , J., & Elizabete de Andrade Silva , M. (2022). Dança na escola: uma experiência no Pibid. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2192

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP