Formação docente e ensino remoto emergencial

experiências didáticas no Pibid/Sociologia

Authors

  • Jordânia de Araújo Souza UFAL/CEDU
  • Júlio Cezar Gaudencio UFAL/ICS
  • Leila Samira Portela de Morais SEDUC/AL
  • Lúcia de Fátima Santos UFAL/FALE

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2216

Keywords:

Teaching, DICTs, YAE, Sociology

Abstract

In this article we aim to discuss teacher formation in the context of emergency remote teaching, based on the experiences carried out within the scope of Sociology subproject from the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid), in a Formation Center for Young Adults and Elderly which is located in Maceió/AL. As a theoretical contribution, we turned to authors in the field of Education in the interface with digital information and communication technologies, aiming to guarantee to pibidians and teachers the appropriation of the necessary resources to work in the teaching of Sociology. For this, a set of formation sections were developed, promoted by the subproject with didactic workshops in order to improve teaching practice. In addition to studies, teaching materials were produced in these workshops using digital tools. The work carried out resulted in materials that significantly contributed both to the learning of EJA (Youth and Adult Education) students and to the expansion and changes in the process of teacher formation related to the use of digital technologies, meeting the pressing needs triggered by the remote teaching.

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Author Biographies

Júlio Cezar Gaudencio, UFAL/ICS

Professor Adjunto IV de Ciência Política da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Doutor (2012) e Mestre (2007) em Ciência Política. Bacharel em Ciências Sociais e Licenciado em Sociologia. Foi Coordenador de Monitoria, Coordenador e Vice-Coordenador do curso de Ciências Sociais - Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas. Também atuou como Coordenador de tutoria e professor junto ao curso de Ciências Sociais (Licenciatura) à Distância também da UFAL, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Atualmente é Diretor do Instituto de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Ciência Política. É Vice Líder do Laboratório de Estudos de Segurança Pública e membro do Núcleo de Estudo da Violência em Alagoas - NEVIAL,tendo recentemente trabalhado com as temáticas transversais de homicídio, criminalidade e espaços urbanos e policiamento. É Líder do grupo de pesquisa XINGÓ - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais, bem como coordenador do subprojeto de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e vem desenvolvendo pesquisas e trabalhos na área de ensino de Sociologia/Ciências Sociais e Formação de Professores. Membro do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP) e do Laboratório de Juventudes (LabJuve).

Leila Samira Portela de Morais, SEDUC/AL

Tem experiência na área de Ciências sociais, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades ciganas, juventudes, periferia e ensino de ciências sociais. É membro do Xingó (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais - UFAL). Atua como professora de Sociologia do ensino médio da rede pública estadual de Alagoas.

Lúcia de Fátima Santos, UFAL/FALE

Doutora em Linguística (2007) e Mestra em Letras (1996) pela Universidade Federal de Alagoas . Durante o doutorado fez um período sanduíche na Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada na Universidade Estadual (2016). Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada na Universidade de Brasília. Licenciada em Letras (1987) pela Universidade Federal de Alagoas. É professora Associada 4 da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi Coordenadora Institucional do PIBID-UFAL (2016-2018) e coordenou o subprojeto do PIBID-Letras-Português (2010-2015). É líder do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa -GIFOP e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Discurso para o Ensino da Língua Portuguesa - LED, ambos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, formação de professores, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, leitura e produção de textos, gêneros discursivos, livro didático, ensino de gramática.

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Published

2022-07-02

How to Cite

Souza, J. de A., Gaudencio, J. C., Morais, L. S. P. de, & Santos, L. de F. (2022). Formação docente e ensino remoto emergencial: experiências didáticas no Pibid/Sociologia. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2216

Issue

Section

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP