Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2243Keywords:
Educação infantil, Ensino remoto, TecnologiasAbstract
O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da visão de uma docente, supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e de quatro bolsistas que atuaram nesse programade forma remota durante o ano letivo de 2020, as problemáticas da Educação Infantil no modelo de ensino remoto, imposto pelo cenário pandêmico que se estabeleceu no mundo desde o final de 2019, com o surgimento do Coronavirus Disease (Covid-19). Com fundamentação teórica selecionamos autores como Andrade (2010), Lévy (2010), Oliveira (2012), Kramer (2003), Freire (2002), entre outros. Adotamos como procedimento metodológico os pressupostos da pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011) por meio da análise dos depoimentos de cinco sujeitos: uma professora e quatro pibidiano. Os resultados evidenciam que a Educação Infantil provocou na pandemia discussões significativas que corroboraram para tencionar um novo pensar sobre os desafios e as qualificações que as novas formas de ensinar e de aprender com as tecnologias oportunizaram na pandemia.
Metrics
References
Andrade, L. B. P. (2010). Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em http://hdl.handle.net/11449/109136
Bassedas, E.; Huguet, T.; Solé, I. (1999). Aprender e ensinar na Educação Infantil. Trad. Oliveira, C. M. Artmed.
Clandinin, D. J., Connelly, F. M. (2011). Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU.
Freire, P. (2002). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Edição 27ª. São Paulo: Paz e Terra.
Kramer, S. (2003) Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil. In: BAZILIO, L. C.; KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez.
Levy, P. (2010). Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2010.
Oliveira, Z. (2012). (Org.). O Trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Denson André Pereira da Silva Sobral, Gomes, Ribeiro, Santos, Siqueira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”