Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia

Autores/as

  • Denson André Pereira da Silva Sobral Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Elizabete Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Jáfia Nunes Ribeiro dos Santos
  • Khadija Xavier dos Santos
  • Ana Júlia dos Santos Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2243

Palabras clave:

Educação infantil, Ensino remoto, Tecnologias

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da visão de uma docente, supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e de quatro bolsistas que atuaram nesse programade forma remota durante o ano letivo de 2020, as problemáticas da Educação Infantil no modelo de ensino remoto, imposto pelo cenário pandêmico que se estabeleceu no mundo desde o final de 2019, com o surgimento do Coronavirus Disease (Covid-19). Com fundamentação teórica selecionamos autores como Andrade (2010), Lévy (2010), Oliveira (2012), Kramer (2003), Freire (2002),  entre outros. Adotamos como procedimento metodológico os pressupostos da pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011) por meio da análise dos depoimentos de cinco sujeitos: uma professora e quatro pibidiano. Os resultados evidenciam que a Educação Infantil provocou na pandemia discussões significativas que corroboraram para tencionar um novo pensar sobre os desafios e as qualificações que as novas formas de ensinar e de aprender com as tecnologias oportunizaram na pandemia.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Andrade, L. B. P. (2010). Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em http://hdl.handle.net/11449/109136

Bassedas, E.; Huguet, T.; Solé, I. (1999). Aprender e ensinar na Educação Infantil. Trad. Oliveira, C. M. Artmed.

Clandinin, D. J., Connelly, F. M. (2011). Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU.

Freire, P. (2002). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Edição 27ª. São Paulo: Paz e Terra.

Kramer, S. (2003) Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil. In: BAZILIO, L. C.; KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez.

Levy, P. (2010). Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2010.

Oliveira, Z. (2012). (Org.). O Trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta.

Archivos adicionales

Publicado

2022-07-02

Cómo citar

Pereira da Silva Sobral, D. A., Gomes, M. E., Nunes Ribeiro dos Santos, J. ., Xavier dos Santos, K. ., & dos Santos Siqueira, A. J. . (2022). Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2243

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP