Um olhar sobre a Prática docente em cada módulo da Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2256Keywords:
Ensino de Química, Relato de Experiência, Licenciatura, COVID-19Abstract
O presente trabalho objetiva descrever as atividades desenvolvidas nos três módulos do Programa Residência Pedagógica e refletir sobre a sua contribuição para a formação do futuro profissional docente. As atividades compartilhadas foram as experiencias vivenciadas e análise qualitativa do primeiro módulo, das regências ministradas no segundo módulo, e de todo o contexto da aplicação da ação de intervenção no terceiro módulo. Por meio da reflexão feita a partir das experiências adquiridas, verificou-se que a Residência Pedagógica foi um importante caminho que oportunizou a vivência no ambiente escolar, apresentando diversidades do cotidiano profissional. Fazer parte de todo esse processo, contribuiu para a preparação dos desafios que serão encontrados na atuação docente.
Metrics
References
Bianchini, T. B., & Zuliani, S. R. Q. A. (2010). Utilizando a metodologia investigativa para diminuir as distâncias entre os alunos e a eletroquímica. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15.
Brasil. (2002, January 18). PARECER CNE/CP 28/2001 - HOMOLOGADO. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica.2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020.
Faria, J. B., & Diniz-Pereira, J. E. (2019). Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, 28(68), 333-356.
Flick, U. (2008). Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora. Flick, U. (2008). Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora.
Freitas, M. C., de Freitas, B. M., & Almeida, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, 1(2), 1-12.
Gil Perez, D., & Valdés Castro, P. (1996). La orientación de las prácticas de laboratorio como investigación: un ejemplo ilustrativo. Enseñanza de las Ciencias, 14(2), 0155-163.
González, G. T., Estrada, F. P., & de León, P. C. (2006). ¿ Cómo enseñar investigando? Análisis de las percepciones de tres equipos docentes con diferentes grados de desarrollo profesional. Revista Ibeoramerica de Educación, 39(5), 1-24.
Johnstone, A. H. Macro and micro-Chemistry. The School Review, v. 64, n. 227, p. 377- 379, 1982.
Kasseboehemer, A., Garcês, B., Antunes, E., Toledo, E., Kiill, K., Guzzi, M. d., Oliveira, R. d., Corrêa, R., Francisco, W., & Junior, W. (2020). Contém Química III: Metodologias e Estratégias de Ensino (3rd ed.). Sináptica.
Mortimer, EF, Machado, AH, & Romanelli, LI (2000). A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e parâmetros. Química Nova , 23 , 273-283.
Oliveira, I. S., & de Medeiros, P. T. (2021). Experimentação no ensino de Química: Relatos do programa residência pedagógica. Diversitas Journal, 6(4), 3890-3908.
Ramos, P. E. (2014). O professor frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Lazer. Mato Grosso.
Rocha, J. S., & Vasconcelos, T. C. (2016). Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Encontro Nacional de Ensino de Química, 18, 1-10.
Santos, B. S., Antunes, D. D., & Bernardi, J. (2008). O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais. Educação, 31(1), 46-53.
Suart, R. D. C., & Marcondes, M. E. R. (2008). Atividades experimentais investigativas: habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba, 1-12.
Tardif, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Aline Samara Lima de Jesus, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”