Um olhar sobre a Prática docente em cada módulo da Residência Pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2256

Palabras clave:

Ensino de Química, Relato de Experiência, Licenciatura, COVID-19

Resumen

O presente trabalho objetiva descrever as atividades desenvolvidas nos três módulos do Programa Residência Pedagógica e refletir sobre a sua contribuição para a formação do futuro profissional docente. As atividades compartilhadas foram as experiencias vivenciadas e análise qualitativa do primeiro módulo, das regências ministradas no segundo módulo, e de todo o contexto da aplicação da ação de intervenção no terceiro módulo. Por meio da reflexão feita a partir das experiências adquiridas, verificou-se que a Residência Pedagógica foi um importante caminho que oportunizou a vivência no ambiente escolar, apresentando diversidades do cotidiano profissional.  Fazer parte de todo esse processo, contribuiu para a preparação dos desafios que serão encontrados na atuação docente.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Aline Samara Lima de Jesus, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas

Citas

Bianchini, T. B., & Zuliani, S. R. Q. A. (2010). Utilizando a metodologia investigativa para diminuir as distâncias entre os alunos e a eletroquímica. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15.

Brasil. (2002, January 18). PARECER CNE/CP 28/2001 - HOMOLOGADO. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica.2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020.

Faria, J. B., & Diniz-Pereira, J. E. (2019). Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, 28(68), 333-356.

Flick, U. (2008). Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora. Flick, U. (2008). Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora.

Freitas, M. C., de Freitas, B. M., & Almeida, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, 1(2), 1-12.

Gil Perez, D., & Valdés Castro, P. (1996). La orientación de las prácticas de laboratorio como investigación: un ejemplo ilustrativo. Enseñanza de las Ciencias, 14(2), 0155-163.

González, G. T., Estrada, F. P., & de León, P. C. (2006). ¿ Cómo enseñar investigando? Análisis de las percepciones de tres equipos docentes con diferentes grados de desarrollo profesional. Revista Ibeoramerica de Educación, 39(5), 1-24.

Johnstone, A. H. Macro and micro-Chemistry. The School Review, v. 64, n. 227, p. 377- 379, 1982.

Kasseboehemer, A., Garcês, B., Antunes, E., Toledo, E., Kiill, K., Guzzi, M. d., Oliveira, R. d., Corrêa, R., Francisco, W., & Junior, W. (2020). Contém Química III: Metodologias e Estratégias de Ensino (3rd ed.). Sináptica.

Mortimer, EF, Machado, AH, & Romanelli, LI (2000). A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e parâmetros. Química Nova , 23 , 273-283.

Oliveira, I. S., & de Medeiros, P. T. (2021). Experimentação no ensino de Química: Relatos do programa residência pedagógica. Diversitas Journal, 6(4), 3890-3908.

Ramos, P. E. (2014). O professor frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Lazer. Mato Grosso.

Rocha, J. S., & Vasconcelos, T. C. (2016). Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Encontro Nacional de Ensino de Química, 18, 1-10.

Santos, B. S., Antunes, D. D., & Bernardi, J. (2008). O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais. Educação, 31(1), 46-53.

Suart, R. D. C., & Marcondes, M. E. R. (2008). Atividades experimentais investigativas: habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba, 1-12.

Tardif, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada.

Archivos adicionales

Publicado

2022-10-10

Cómo citar

Jesus, A. S. L. de, & Yamaguchi, K. K. de L. (2022). Um olhar sobre a Prática docente em cada módulo da Residência Pedagógica. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2256

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP