Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2258Keywords:
Formação inicial de professores, Geografia, Estratégias didático-metodológicas, Trabalho remotoAbstract
Este trabalho objetiva, num contexto geral, analisar as estratégias didático-metodológicas utilizadas na formação inicial de professores de Geografia por meio da atuação do subprojeto “A interdisciplinaridade na formação da identidade docente: uma relação do programa residência pedagógica com o estágio curricular supervisionado em Geografia na UNEAL”, executado no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas em parceria com a Escola Estadual Professor Pedro de França Reis em Arapiraca/AL, no período de trabalho remoto, no contexto da pandemia do Covid-19. Para o cumprimento desse objetivo, alguns mais específicos foram adotados, tais como: identificar as estratégias metodológicas utilizadas na atuação do PRP, por meio dos relatos dos residentes; compreender a interface entre essas estratégias e o cumprimento dos objetivos do PRP; e inferir sobre o papel dessas estratégias e seus impactos na formação inicial de professores de Geografia. O cumprimento dos objetivos geral e específicos se dão sob a execução de uma pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem metodológica de estudo de caso. Esse estudo de caso teve como público-alvo os licenciandos (residentes) envolvidos em um subprojeto de Geografia, já mencionado, do Campus I da UNEAL. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação de questionário pelo Google Forms e a de análise foi a análise de conteúdo. A estrutura deste trabalho está dividida em tópicos que se dividem em: introdução; metodologia; resultados e discussões; e conclusão.
Metrics
References
Araújo, M. de S. (2014). EaD em tela: Docência, ensino e ferramentas digitais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 14, 735–741. https://doi.org/10.1590/S1984-63982014000300011
Bacich, L. (2016). Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. Anais do Workshop de Informática na Escola, 22(1), 679–687.
Barroso, F.., & Antunes, M.. (2020). Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa E Debate Em Educação, 5(1), 124–131. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31969
Callai, H. C. (2013). A formação do profissional da geografia: o professor. Unijuí, 2013.
Carlos, A. F. A. (1999). GEOGRAFIA NA SALA DE AULA. Contexto.
Freire, P. (1991) A Educação na Cidade. Cortez.
Gil, A. C. (2007) Como elaborar projetos de pesquisa. (4ª ed.). Atlas.
Libâneo, J. C., Pimenta, S. G. (1999). Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, 20(68), 239-277. DOI: 10.1590/s0101-73301999000300013.
Libâneo, J. C.(2002). Didática: velhos e novos Temas. Goiânia: Edição do autor, 2002.
Lüdke, M., Cruz, G. B. (2005). Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, (35), 81–109.
LUDKE, M., ANDRÉ, M. E.D.A. (1986) Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária.
Mello, G. N. (2000). Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, v. 14, p. 98–110.
Moretto, R. A., Lima, J. I. de, Guidorzi, M. V., & Affonso, H. C. (2021). Formação de Professores e Educação Ambiental: Desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19. Revista Insignare Scientia - RIS, 4(3), 291–308. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12126
Nunes da Silva, T. H., Bruna Gabriele de Oliveira Araújo, & Maria Lúcia Brito da Cruz. (2021). A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA. CADERNOS DE ENSINO, CIÊNCIAS &Amp; TECNOLOGIA, 2(4), 132–149. https://revistas.uece.br/index.php/CCiT/article/view/5371
Programa de Residência Pedagógica. ([s.d.]). CAPES. Recuperado 4 de março de 2022, de https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica
Santos, A. F. L. dos. (2021). Formação de professores: Reflexões a partir de uma experiência no estágio supervisionado em geografia no ensino remoto. Revista Mato-Grossense de Geografia, 19(1), 18–38.
Santos, M. F. (2021, abril 29). Educação online na formação de professores de Geografia a distância: Desvelando atitudes, formação e condições em contextos formativos [DoctoralThesis]. Universidade Federal de Pernambuco. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40451
Santos, S. S. dos, Figueira-Sampaio, A. da S., & Santos, E. E. F. dos. (2021). Estratégias didático-metodológicas com GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de quadrantes no plano cartesiano
Didactic-methodological strategies for teaching and learning Cartesian quadrants using GeoGebra. Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 23(1), 355–390. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p355-390
Souza, L., Otto, C. (2019). A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino. Geosaberes, 10(21), 1 - 10. doi:10.26895/geosaberes.v10i21.737
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Adelmiran Silva de Oliveira, Adelmo Fernandes de Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”