Projeto Speaking English – Desenvolvendo a Oralidade da Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2260Keywords:
Ensino Médio, Conversação, ExperiênciaAbstract
Este trabalho discorre sobre o relato de experiência do projeto “Speaking English”, desenvolvido por residentes do programa Residência Pedagógica da CAPES, do curso de Inglês da Universidade Estadual do Piauí. O projeto foi executado no CETI- Dirceu Mendes Arcoverde, com os alunos da primeira série do Ensino Médio, no qual trinta alunos participaram. O projeto, que foi realizado em forma de um minicurso, teve como principal objetivo desenvolver a oralidade da Língua Inglesa de forma simplificada. As aulas do projeto ocorreram entre os meses de junho e julho com uma aula semanal. Para embasamento teórico foram consultados os autores Perrenoud (2000) e Morán (2015). Por fim, através da experiência vivenciada foi possível observar melhoras na relação dos alunos com a Língua Inglesa, pois, através das aulas com foco na conversação eles conseguiram ser mais participativos e passaram a compreender o idioma de forma contextualizada. A experiência antes, durante e depois do projeto foi singular e agregou muito para o aprendizado dos residentes, pois, como iniciantes na docência, foi um grande desafio lecionar um minicurso de forma remota.
Metrics
References
Brasil. Ministério da Educação, Secretaria e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: língua estrangeira. Brasília.
Cook, Vivian. Second Language Learning and Language Teaching. (4ª ed.). Hodder Education.
Dörnyei, Z. & Ushioda, Ema. (2011). Teaching and researching motivation. Segunda edição. England: Longman.
Miccoli, Laura. (2007). Experiências de professores no ensino de língua inglesa: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa. Linguagem & Ensino, v. 10, n. 1, p. 47-86. http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Revista/edicoes/v10n1/02Laura.pdf
Morán, José. (2015) Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. v. 2, p. 15-33. http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf
Perrenoud, Philippe. (2000). Dez novas competências para ensinar, trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Pimenta, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
Scrivener, Jim. (2011). Learning Teaching: The Essential Guide to English Language Teaching. (3ª ed.) Macmillan Education.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Mariana Silva, Sara da Silva Barbosa, Eduardo Campos Maia, Miguel Pereira da Costa, Maria Eldelita Franco Holanda
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”