Projeto Speaking English – Desenvolvendo a Oralidade da Língua Inglesa

Autores/as

  • Mariana Silva Universidade Estadual do Piaui
  • Sara da Silva Barbosa Universidade Estadual do Piauí
  • Eduardo Campos Maia Universidade Estadual do Piauí
  • Miguel Pereira da Costa Universidade Estadual do Piauí
  • Maria Eldelita Franco Holanda Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2260

Palabras clave:

Ensino Médio, Conversação, Experiência

Resumen

Este trabalho discorre sobre o relato de experiência do projeto “Speaking English”, desenvolvido por residentes do programa Residência Pedagógica da CAPES, do curso de Inglês da Universidade Estadual do Piauí. O projeto foi executado no CETI- Dirceu Mendes Arcoverde, com os alunos da primeira série do Ensino Médio, no qual trinta alunos participaram. O projeto, que foi realizado em forma de um minicurso, teve como principal objetivo desenvolver a oralidade da Língua Inglesa de forma simplificada. As aulas do projeto ocorreram entre os meses de junho e julho com uma aula semanal. Para embasamento teórico foram consultados os autores Perrenoud (2000) e Morán (2015). Por fim, através da experiência vivenciada foi possível observar melhoras na relação dos alunos com a Língua Inglesa, pois, através das aulas com foco na conversação eles conseguiram ser mais participativos e passaram a compreender o idioma de forma contextualizada. A experiência antes, durante e depois do projeto foi singular e agregou muito para o aprendizado dos residentes, pois, como iniciantes na docência, foi um grande desafio lecionar um minicurso de forma remota.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sara da Silva Barbosa, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Letras Inglês, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Poeta
Torquato Neto, Teresina, Piauí. Residente no Programa de Residência Pedagógica da CAPES.

Eduardo Campos Maia, Universidade Estadual do Piauí

Licenciando em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem interesse e/ou experiência nas seguintes linhas de pesquisa: Tradução e Tradutologia, Tradução para Dublagem, Estudos Étnico-Raciais. Residente do Programa Residência Pedagógica pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Miguel Pereira da Costa, Universidade Estadual do Piauí

Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Meio Norte, Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Professor-Preceptor do Programa Residência Pedagógica Campus Poeta Torquato Neto, Teresina.

Maria Eldelita Franco Holanda, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, Docente do curso de Letras Inglês e Orientadora do Subprojeto de Inglês da Residência Pedagógica pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Poeta Torquato Neto, Teresina. 

Citas

Brasil. Ministério da Educação, Secretaria e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: língua estrangeira. Brasília.

Cook, Vivian. Second Language Learning and Language Teaching. (4ª ed.). Hodder Education.

Dörnyei, Z. & Ushioda, Ema. (2011). Teaching and researching motivation. Segunda edição. England: Longman.

Miccoli, Laura. (2007). Experiências de professores no ensino de língua inglesa: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa. Linguagem & Ensino, v. 10, n. 1, p. 47-86. http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Revista/edicoes/v10n1/02Laura.pdf

Morán, José. (2015) Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. v. 2, p. 15-33. http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf

Perrenoud, Philippe. (2000). Dez novas competências para ensinar, trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Pimenta, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

Scrivener, Jim. (2011). Learning Teaching: The Essential Guide to English Language Teaching. (3ª ed.) Macmillan Education.

Archivos adicionales

Publicado

2022-10-10

Cómo citar

Silva, M., Barbosa, S. da S., Maia, E. C., Costa, M. P. da, & Holanda, M. E. F. (2022). Projeto Speaking English – Desenvolvendo a Oralidade da Língua Inglesa. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2260

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP