Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2265Keywords:
Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio.Abstract
O tema deste artigo é sobre o funcionamento da nova forma de ensino nas escolas do Brasil devido à pandemia do corona vírus que começou a afetar o país no início do ano de 2020 e como forma de conter seu avanço e efeito foi instaurado o isolamento social, alterando a organização e o estilo de vida não só aqui no país como também no mundo. Este artigo observará em específico a educação básica a partir do olhar e das experiências obtidas com o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecido pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em uma das escolas da cidade. Este trabalho se propõe esclarecer sobre as dificuldades passadas pela Educação nesse momento pandêmico, apresentar os métodos de ação usados pela instituição e por esta estagiária através de um aplicativo de quiz com os estudantes discutindo de modo didático a forma utilizada para diversificar o ensino de História, atraindo e incentivando a participação dos alunos. A partir das pontuações obtidas no jogo e participação na sala virtual, além do feedback positivo dos estudantes, constatou-se que os resultados dessa experiência foram bastante positivos em no quesito aprendizagem. Diminuiu-se a exaustão comum do sistema online devido à diversificação na metodologia e alcançou-se através do quiz inclusão e entrosamento entre os estudantes.
Metrics
References
Araújo, A. (2020,09,03) Cerca de seis milhões de alunos brasileiros não tem acesso à internet. Eu estudante Educação Básica. https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2020/09/4873174-cerca-de-seis-milhoes-de-alunos-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet.html
Barros, P; Camargos, H; Coelho, B; Júnior, M; Lélis, I. (2020) Didática de transição: a formação do docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia. Revista Dito Efeito, 11(19), p. 48- 57, https://periodicos.utfpr.edu.br/de/issue/view/603 .
Sousa, R. G. (2021). Economia Fenícia - História da Economia Fenícia. História do Mundo. Disponível em: Economia Fenícia - História da Economia Fenícia - História do Mundo (historiadomundo.com.br).
Só História, (2009-2022). Fenícios. Fenícios - Só História (sohistoria.com.br).
Mayer, L; Palú, J; Schutz, J. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2020.
Pellegrini, M; Dias, A; Grinberg, K. (2016) #contato História. Quinteto.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Jheniffer Silva da Cruz Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”