Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021)

Autores/as

  • Jheniffer Silva da Cruz Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS- UFR
  • Jocenaide Silva UFR
  • Ivanete Silva

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2265

Palabras clave:

Pandemia; História; Ensino Remoto Emergencial; Didática; Ensino Médio.

Resumen

O tema deste artigo é sobre o funcionamento da nova forma de ensino nas escolas do Brasil devido à pandemia do corona vírus que começou a afetar o país no início do ano de 2020 e como forma de conter seu avanço e efeito foi instaurado o isolamento social, alterando a organização e o estilo de vida não só aqui no país como também no mundo. Este artigo observará em específico a educação básica a partir do olhar e das experiências obtidas com o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecido pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em uma das escolas da cidade. Este trabalho se propõe esclarecer sobre as dificuldades passadas pela Educação nesse momento pandêmico, apresentar os métodos de ação usados pela instituição e por esta estagiária através de um aplicativo de quiz com os estudantes discutindo de modo didático a forma utilizada para diversificar o ensino de História, atraindo e incentivando a participação dos alunos. A partir das pontuações obtidas no jogo e participação na sala virtual, além do feedback positivo dos estudantes, constatou-se que os resultados dessa experiência foram bastante positivos em no quesito aprendizagem. Diminuiu-se a exaustão comum do sistema online devido à diversificação na metodologia e alcançou-se através do quiz inclusão e entrosamento entre os estudantes.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Araújo, A. (2020,09,03) Cerca de seis milhões de alunos brasileiros não tem acesso à internet. Eu estudante Educação Básica. https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2020/09/4873174-cerca-de-seis-milhoes-de-alunos-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet.html

Barros, P; Camargos, H; Coelho, B; Júnior, M; Lélis, I. (2020) Didática de transição: a formação do docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia. Revista Dito Efeito, 11(19), p. 48- 57, https://periodicos.utfpr.edu.br/de/issue/view/603 .

Sousa, R. G. (2021). Economia Fenícia - História da Economia Fenícia. História do Mundo. Disponível em: Economia Fenícia - História da Economia Fenícia - História do Mundo (historiadomundo.com.br).

Só História, (2009-2022). Fenícios. Fenícios - Só História (sohistoria.com.br).

Mayer, L; Palú, J; Schutz, J. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2020.

Pellegrini, M; Dias, A; Grinberg, K. (2016) #contato História. Quinteto.

Archivos adicionales

Publicado

2022-10-10

Cómo citar

da Cruz Costa, J. S., Silva, J., & Silva, I. (2022). Experiência metodológica para o Ensino Remoto de História durante a pandemia (2020-2021). Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2265

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP