Residência Pedagógica em Química: Reflexões sobre os desafios e as vivências na implantação e ambientação durante o período da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2268Keywords:
Ciências, Formação docente, Ensino RemotoAbstract
A atuação do Programa Residência Pedagógica nas escolas do ensino básico foi um desafio diante de um cenário marcado pela pandemia do COVID-19. Esse artigo tem o objetivo de apresentar um relato acerca dos desafios e vivências na implantação e ambientação do Programa Residência Pedagógica, núcleo de Química, no Amazonas. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa, caráter descritivo e exploratório. Pôde-se avaliar as correlações e apresentação dos cenários baseada na problemática vivenciada com as suspensões das aulas. Foi necessário adaptações para que as atividades pudesses ocorrer e isso refletiu na importância da atuação dos residentes e a contribuição que o programa apresentou para o ensino básico. A implantação do Programa Residência Pedagógica no período de pandemia foi um momento de oportunidades e de profunda aprendizagem para todos os envolvidos no processo.
Metrics
References
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2018). Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Residência Pedagógica. Brasília, DF.
Castro, Í. F. A., de Carvalho Sousa, F., Cipriano, T. H. A. S., da Costa, F. G., da Silva Castro, K., da Costa, V. S. & Narzetti, V. R. (2021). Residência Pedagógica e o ensino remoto: desafios e perspectivas na ótica de preceptores. Research, Society and Development, 10(11), e75101119359-e75101119359.
Castro, K. S., dos Santos Lopes, C. L., da Silva, W. M., Soares, K. S. A., Nunes, A. N. R., & de Araújo Castro, Í. F. (2021). Residência Pedagógica e a formação docente em tempos de pandemia: desafios e perspectivas dos licenciandos. Research, Society and Development, 10(13), e69101320707-e69101320707.
Daltro, M. R., & de Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, 19(1), 223-237.
Desidério, R., & da Silva, E. B. (2021). Residência Pedagógica na licenciatura de Pedagogia da UNES-PAR: um relato de experiência em tempos de pandemia. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, 23(3), 832-842.
Faria, J. B., & Diniz-Pereira, J. E. (2019). Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, 28(68), 333-356.
Freitas, M. C., de Freitas, B. M., & Almeida, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, 1(2), 1-12.
Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administra-ção de empresas, 35(2), 57-63.
Leal, J. C., de Carvalho Oliveira, E. R., & Tavares, J. O. (2020). O desafio da implantação do progra-ma residência pedagógica do UNIFOR-MG durante a pandemia da covid-19. In XVI mostra integrada de pesquisa e extensão.
Marconi, m. D. A., & lakatos, E. M. (2017). Metodologia do trabalho científico: projetos de pesqui-sa/pesquisa bibliográfica/teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclu-são de curso. São Paulo: Atlas.
Monteiro, E. P., & Costa , A. V.G. . (2022). Curso online sobre “aprender e ensinar por projeto” como ação formativa para os residentes de química durante a pandemia. Vivências, 18(35), 133-146. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.551
Santos, A. G. F. (2021). Relato de experiência no programa residência pedagógica durante o ensino remoto. Journal of Gender and Interdisciplinarity, 2(05).
Soares, E. C., de Nóbrega, A. P. A., Nehme, C. J., & da Silva, C. A. (2021). Desenvolvimento profissio-nal de professores e o programa da Residência Pedagógica. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 9(3), e21083-e21083.
Ufala, I. D., & Martins, E. S. (2022). Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: a expe-riência da UNILAB no contexto da pandemia do Covid-19. Ensino em Perspectivas, 3(1), 1-18.
Ventura, M. M. (2007). O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, 20(5), 383-386.
Yamaguchi, K. K. L., & Lima, N. M. F. (2021). Estágio supervisionado no curso de licenciatura em ciências no interior do Amazonas: reflexões sobre contribuições e desafios. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 9(3), e21094-e21094.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”