O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2278Keywords:
Kahoot, ensino remoto, residência pedagógica.Abstract
Planejar e realizar práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de matemática em um cenário pandêmico foi um grande desafio para os estudantes residentes do Curso de Matemática da UFAL/Campus de Arapiraca. Assim, o objetivo deste relato foi compreender a importância do uso da ferramenta Kahoot na interação aluno-professor nas aulas de matemática de forma remota. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, no qual foram descritas as observações e vivências dos residentes durante a regência em uma turma do 9° ano de uma escola municipal de Arapiraca-AL. Os Quizes que foram desenvolvidos pelo aplicativo Kahoot ocorreram de maneira síncrona pelo aplicativo Google Meet, onde pudemos tratar no jogo os principais conceitos de Potenciação e Radiciação que estavam sendo estudados no primeiro bimestre com a turma. Com a utilização de jogos interativos pudemos perceber uma melhora em relação a interação aluno-professor, e também aluno-aluno. Além disso, o Kahoot pode nos proporcionar um diagnóstico completo da turma, mostrando o desempenho de cada aluno.
Metrics
References
Brasil. (2020). Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 01 fev. 2022.
Dante, L. R. (2007). Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12.ed. São Paulo: Editora Ática. 2007.
D’Ambrosio, U. (1993). Educação Matemática: uma visão do estado da arte. Proposições. São Paulo, v. 4, n. 1, 1993. Disponível em: 10-artigos-ambrosiou.pdf (unicamp.br). Acesso em: 28 fev. 2022.
Figueiredo, J. C. A. (2003). Informática na Educação: “Novos Paradigmas”. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Fontes, A. S.; Sabino, A. C.; Viscovini, R. C.; Onesko, R. C. P.; Longo, L. T. Y.; Canovas, E. P. S. (2020).
Contribuições da plataforma digital kahoot para o ensino. Congresso Internacional de
Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Paulo.
Disponível em: Vista do CONTRIBUIÇÕES DA PLATAFORMA DIGITAL KAHOOT PARA O ENSINO (ufscar.br). Acesso em: 01 mar. 2022.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Gerhardt, T. E.; Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Plageder.
Moran, J. (2015). Mudando a Educação com Metodologias Ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, São Paulo, Vol. II, p.18. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 02 fev. 2022.
Silva, J. B.; Andrade, M. H.; Oliveira, R. R.; Sales, G. L.; Alves, F. R. V. (2018). Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 780-791, 2018.Disponível em:
< http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/838>. Acesso em: 28 de jan. 2022
Sousa, N. P. R.; Nogueira, L. C.; Ferreira, G.; Viana, R. H. O. (2020). As contribuições do programa residência pedagógica para formação docente. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 7, n. Especial-2, p. 55-58. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=AS+CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES+DO+PROGRAMA+RESID%C3%8ANCIA+PEDAG%C3%93GICA+PARA+FORMA%C3%87%C3%83O+DOCENTE&btnG=>. Acesso em: 01 fev. 2022.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Simone Silva da Fonseca
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”