O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica

Authors

  • Cícero Wanderllan Correiado Nascimento UFAL
  • Lucielly de Oliveira Praxedes UFAL
  • Marcela Nunes Ferreira UFAL
  • José da Silva Barros UFAL
  • Simone Silva da Fonseca EMEB Prefeito Benício Ferreira Reis
  • Cristiano Marinho da Silva UFS

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2278

Keywords:

Kahoot, ensino remoto, residência pedagógica.

Abstract

Planejar e realizar práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de matemática em um cenário pandêmico foi um grande desafio para os estudantes residentes do Curso de Matemática da UFAL/Campus de Arapiraca. Assim, o objetivo deste relato foi compreender a importância do uso da ferramenta Kahoot na interação aluno-professor nas aulas de matemática de forma remota. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, no qual foram descritas as observações e vivências dos residentes durante a regência em uma turma do 9° ano de uma escola municipal de Arapiraca-AL. Os Quizes que foram desenvolvidos pelo aplicativo Kahoot ocorreram de maneira síncrona pelo aplicativo Google Meet, onde pudemos tratar no jogo os principais conceitos de Potenciação e Radiciação que estavam sendo estudados no primeiro bimestre com a turma. Com a utilização de jogos interativos pudemos perceber uma melhora em relação a interação aluno-professor, e também aluno-aluno. Além disso, o Kahoot pode nos proporcionar um diagnóstico completo da turma, mostrando o desempenho de cada aluno.

Metrics

Metrics Loading ...

References

Brasil. (2020). Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 01 fev. 2022.

Dante, L. R. (2007). Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12.ed. São Paulo: Editora Ática. 2007.

D’Ambrosio, U. (1993). Educação Matemática: uma visão do estado da arte. Proposições. São Paulo, v. 4, n. 1, 1993. Disponível em: 10-artigos-ambrosiou.pdf (unicamp.br). Acesso em: 28 fev. 2022.

Figueiredo, J. C. A. (2003). Informática na Educação: “Novos Paradigmas”. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Fontes, A. S.; Sabino, A. C.; Viscovini, R. C.; Onesko, R. C. P.; Longo, L. T. Y.; Canovas, E. P. S. (2020).

Contribuições da plataforma digital kahoot para o ensino. Congresso Internacional de

Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Paulo.

Disponível em: Vista do CONTRIBUIÇÕES DA PLATAFORMA DIGITAL KAHOOT PARA O ENSINO (ufscar.br). Acesso em: 01 mar. 2022.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Gerhardt, T. E.; Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Plageder.

Moran, J. (2015). Mudando a Educação com Metodologias Ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, São Paulo, Vol. II, p.18. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 02 fev. 2022.

Silva, J. B.; Andrade, M. H.; Oliveira, R. R.; Sales, G. L.; Alves, F. R. V. (2018). Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 780-791, 2018.Disponível em:

< http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/838>. Acesso em: 28 de jan. 2022

Sousa, N. P. R.; Nogueira, L. C.; Ferreira, G.; Viana, R. H. O. (2020). As contribuições do programa residência pedagógica para formação docente. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 7, n. Especial-2, p. 55-58. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=AS+CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES+DO+PROGRAMA+RESID%C3%8ANCIA+PEDAG%C3%93GICA+PARA+FORMA%C3%87%C3%83O+DOCENTE&btnG=>. Acesso em: 01 fev. 2022.

Published

2022-10-10

How to Cite

Correiado Nascimento, C. W., de Oliveira Praxedes, L., Nunes Ferreira, M., da Silva Barros, J., Fonseca, S. S. da, & Marinho da Silva, C. (2022). O Kahoot como recurso nas aulas de matemática no ensino remoto: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2278

Issue

Section

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP