Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2311Abstract
A ideia de organizar um Dossiê, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) na revista Diversitas Journal, surgiu do reconhecimento da importância dos referidos programas para a formação inicial docente e da possibilidade de reunir e divulgar as experiências desenvolvidas em todo o território brasileiro em seus âmbitos.
Essa idealização se intensificou em meio a crise sanitária, política, social e educacional no período pandêmico ocasionado pela Covid-19, pois, apesar desse momento ter sido difícil e atípico não apenas, mas especificamente, para a educação, foram momentos marcados pela adaptação, criatividade, resiliência, luta e capacidade de superação de todos os envolvidos nos processos educativos.
As adversidades causadas pela Covid-19 escancararam as desigualdades existentes no Brasil. Agregadas a elas, incessantes ataques à educação pública brasileira, caracterizados pelos cortes orçamentários, corrupção e contínuas tentativas de desacreditar no processo educativo, tornaram assim, necessária e urgente a divulgação de toda dedicação, compromisso e determinação dos profissionais da educação e das políticas públicas voltadas para a formação docente.
A proposta do presente Dossiê reflete a perseverança dos envolvidos com a educação e a formação docente em todo o país. Foram submetidos mais de 80 trabalhos para avaliação do periódico, situação que fez com que o desejo de organizar um único volume do Dossiê sobre o PIBID e PRP na Diversitas Journal, se ampliasse para a publicação de mais 2 volumes, com previsão de publicação nos meses Julho e Outubro do corrente ano.
O presente Dossiê objetiva contribuir com os estudos e investigações relacionados ao PIBID e PRP, ajudando na ampliação das práticas investigativas relacionadas aos programas e a divulgação das inovadoras práticas pedagógicas desenvolvidas nas atuações dos participantes.
Os 15 artigos aqui reunidos neste primeiro volume contemplam as ações desenvolvidas no PIBID e PRP em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Destes, 10 são sobre as ações desenvolvidas pelo PIBID de Instituições Federais (Universidade Federal de Alagoas – Ufal; Instituto Federal de Alagoas – Ifal e Universidade Federal do Maranhão – Ufm) e Estadual (Universidade Estadual de Alagoas - Uneal); (Universidade do Estado de Minas Gerais - Uemg) e 5 são sobre as ações desenvolvidas pelo PRP de Instituições Federais (Ufal; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Ufrn; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ifectec; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas IFSULDEMINAS em parceria entre UNEAL e IFAL).
No que diz respeito aos trabalhos realizados no âmbito do PIBID, cinco são do campo das Ciências Biológicas, que buscaram, de forma geral, relatar as experiências a partir de sequências didáticas e projetos de intervenções, seja por meio de abordagens investigativas (C. SILVA et al., 2022); oficinas de plataformas digitais (SANTANA et al., 2022), temática de imunologia (SANTOS et al., 2022), sobre a água (BARBOSA et al., 2022) ou doenças sexualmente transmissíveis (ALCANTARA et al., 2022).
Outros dois trabalhos relacionados ao PIBID trouxeram discussões acerca da formação inicial e a docência na área de Geografia, seja pela defesa de um perfil de professor pesquisador (SOUZA et al., 2022) ou pela importância da consideração dos contextos e o cotidiano dos alunos para a ação educativa (CALAZANS et al., 2022). Encerrando os trabalhos que compõem o PIBID, os autores Aragão-Silva et al. (2022) procuraram tratar sobre estratégias de tratamento ao bullying e a violência escolar; Voss e Lima (2022) analisaram o uso da música enquanto instrumento de aprendizagem; e Lessa et al. (2022) exploraram o uso de atividades lúdico-didáticas no que diz respeito à alfabetização.
No contexto do PRP, três trabalhos trazem reflexões sobre as experiências vividas no contexto da disciplina de Língua Portuguesa, seja por meio do uso de jogos didáticos (PANTOJA et a.l, 2022); poesia e literatura (PASSOS & PATRÍCIA, 2022) ou pelo diagnóstico das atividades realizadas durante a experiência (R. SILVA et al., 2022). No que diz respeito à formação inicial, Jatobá et al. (2022) procuraram relatar experiências vividas pelos residentes na ação da regência no contexto da disciplina Educação Física e Oliveira et al. (2022) procuraram identificar contribuições e fragilidades do curso de licenciatura em Ciências Biológicas para a docência.
Por fim, acreditamos que este dossiê reflete perspectivas pedagógicas dialógicas, prezando pela articulação entre a Universidade e a Escola/Secretarias de Educação, realizando a interlocução e integração de ações entre as IES e Educação Básica durante a vigência dos Programas PIBID e PRP, no intuito de fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem e o diálogo entre a Universidade e a Educação Básica.
Dado o exposto, o Dossiê convida o leitor a dialogar com os aportes teóricos e com as experiências práticas vivenciadas no âmbito do PIBID e PRP. Desejamos uma boa leitura!
Metrics
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Wanderson Rodrigues Morais, Adelmo Fernandes de Araújo, Adriana Cavalcanti dos Santos, Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano, Jacqueline Praxedes de Almeida, Maria Danielle Araújo Mota, Maria Lusia de Morais Belo Bezerra
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”