Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP

Autores

  • Adelmo Fernandes de Araújo
  • Adriana Cavalcanti dos Santos
  • Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano
  • Jacqueline Praxedes de Almeida
  • Maria Danielle Araújo Mota
  • Maria Lusia de Morais Belo Bezerra
  • Wanderson Rodrigues Morais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Campus Botucatu https://orcid.org/0000-0003-2441-8789

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2311

Resumo

A ideia de organizar um Dossiê, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) na revista Diversitas Journal, surgiu do reconhecimento da importância dos referidos programas para a formação inicial docente e da possibilidade de reunir e divulgar as experiências desenvolvidas em todo o território brasileiro em seus âmbitos.

Essa idealização se intensificou em meio a crise sanitária, política, social e educacional no período pandêmico ocasionado pela Covid-19, pois, apesar desse momento ter sido difícil e atípico não apenas, mas especificamente, para a educação, foram momentos marcados pela adaptação, criatividade, resiliência, luta e capacidade de superação de todos os envolvidos nos processos educativos.

As adversidades causadas pela Covid-19 escancararam as desigualdades existentes no Brasil. Agregadas a elas, incessantes ataques à educação pública brasileira, caracterizados pelos cortes orçamentários, corrupção e contínuas tentativas de desacreditar no processo educativo, tornaram assim, necessária e urgente a divulgação de toda dedicação, compromisso e determinação dos profissionais da educação e das políticas públicas voltadas para a formação docente.

A proposta do presente Dossiê reflete a perseverança dos envolvidos com a educação e a formação docente em todo o país. Foram submetidos mais de 80 trabalhos para avaliação do periódico, situação que fez com que o desejo de organizar um único volume do Dossiê sobre o PIBID e PRP na Diversitas Journal, se ampliasse para a publicação de mais 2 volumes, com previsão de publicação nos meses Julho e Outubro do corrente ano.

O presente Dossiê objetiva contribuir com os estudos e investigações relacionados ao PIBID e PRP, ajudando na ampliação das práticas investigativas relacionadas aos programas e a divulgação das inovadoras práticas pedagógicas desenvolvidas nas atuações dos participantes.

Os 15 artigos aqui reunidos neste primeiro volume contemplam as ações desenvolvidas no PIBID e PRP em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Destes, 10 são sobre as ações desenvolvidas pelo PIBID de Instituições Federais (Universidade Federal de Alagoas – Ufal; Instituto Federal de Alagoas – Ifal e Universidade Federal do Maranhão – Ufm) e Estadual (Universidade Estadual de Alagoas - Uneal); (Universidade do Estado de Minas Gerais - Uemg) e 5 são sobre as ações desenvolvidas pelo PRP de Instituições Federais (Ufal; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Ufrn; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ifectec; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas IFSULDEMINAS em parceria entre UNEAL e IFAL).

No que diz respeito aos trabalhos realizados no âmbito do PIBID, cinco são do campo das Ciências Biológicas, que buscaram, de forma geral, relatar as experiências a partir de sequências didáticas e projetos de intervenções, seja por meio de abordagens investigativas (C. SILVA et al., 2022); oficinas de plataformas digitais (SANTANA et al., 2022), temática de imunologia (SANTOS et al., 2022), sobre a água (BARBOSA et al., 2022) ou doenças sexualmente transmissíveis (ALCANTARA et al., 2022).

Outros dois trabalhos relacionados ao PIBID trouxeram discussões acerca da formação inicial e a docência na área de Geografia, seja pela defesa de um perfil de professor pesquisador (SOUZA et al., 2022) ou pela importância da consideração dos contextos e o cotidiano dos alunos para a ação educativa (CALAZANS et al., 2022). Encerrando os trabalhos que compõem o PIBID, os autores Aragão-Silva et al. (2022) procuraram tratar sobre estratégias de tratamento ao bullying e a violência escolar; Voss e Lima (2022) analisaram o uso da música enquanto instrumento de aprendizagem; e Lessa et al. (2022) exploraram o uso de atividades lúdico-didáticas no que diz respeito à alfabetização.

            No contexto do PRP, três trabalhos trazem reflexões sobre as experiências vividas no contexto da disciplina de Língua Portuguesa, seja por meio do uso de jogos didáticos (PANTOJA et a.l, 2022); poesia e literatura (PASSOS & PATRÍCIA, 2022) ou pelo diagnóstico das atividades realizadas durante a experiência (R. SILVA et al., 2022). No que diz respeito à formação inicial, Jatobá et al. (2022) procuraram relatar experiências vividas pelos residentes na ação da regência no contexto da disciplina Educação Física e Oliveira et al. (2022) procuraram identificar contribuições e fragilidades do curso de licenciatura em Ciências Biológicas para a docência.

Por fim, acreditamos que este dossiê reflete perspectivas pedagógicas dialógicas, prezando pela articulação entre a Universidade e a Escola/Secretarias de Educação, realizando a interlocução e integração de ações entre as IES e Educação Básica durante a vigência dos Programas PIBID e PRP, no intuito de fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem e o diálogo entre a Universidade e a Educação Básica.

Dado o exposto, o Dossiê convida o leitor a dialogar com os aportes teóricos e com as experiências práticas vivenciadas no âmbito do PIBID e PRP. Desejamos uma boa leitura!

Métricas

Carregando Métricas ...

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Fernandes de Araújo, A., Cavalcanti dos Santos, A., Vasconcelos Andrade Toscano, C., Praxedes de Almeida, J., Araújo Mota, M. D., de Morais Belo Bezerra, M. L., & Morais, W. R. (2022). Apresentação do Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2311

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)