Epistemologies of the Agreste

reflections and constructs of popular knowledge in Agreste

Authors

  • Otávio Chaves dos Santos Prema Federal University of Paraíba
  • Everaldo Fernandes da Silva Federal University of Pernambuco
  • Allene Carvalho Lage Federal University of Pernambuco
  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2485

Keywords:

Epistemologies of the Agreste of Pernambuco, Epistemologies of the South, Popular Knowledge

Abstract

This article is the result of a dissertation by Otávio A. Chaves R. dos Santos, under the supervision of Dr. Allene Carvalho Lage, as well as reflections of the Latin American Philosophy Study Group of the Federal University of Pernambuco - Agreste Campus (Grupo de Estudo Filosofia Latino-americana da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste). Based on the assumption that there is an epistemology of the populations of the Agreste of Pernambuco, the authors aim to understand the conditions of elaboration, organization, languages and production of popular knowledge constructed by men and women of the arts of letters, clay, therapeutic care (healers and raizeiros) and the cultivation of the land. The present study wants, specifically, to highlight the structuring, the dynamics and the specific processes of the Epistemologies of the Pernambuco Agreste. This study in question is based on the Epistemologies of the South, underlined by Santos (1983; 2010), Fals Borda (1995), Brandão (1994) and Arroyo (2012). The methodology adopted is of an exploratory nature, coined by the Extended Case (Caso Alargado) method (Lage, 2013) that provided both the election of the collection tools and the data analysis technique. The results obtained were: a) there is an intimate relationship between the conditions experienced and the elaboration of meanings and knowledge produced by the subjects; b) there is a structural and, at the same time, dynamic and proper framework to produce knowledge of the Agrestinas populations; c) Popular Education is invited to (re)visit itself from the Agrestinas epistemologies that raise other sources, instruments and organizational ways of the popular subjects to pronounce their cosmoperceptions and their contributions to a dialogical and critical-transformative education; d) these epistemologies emerge from the daily life lived and reflected from the cycles of nature, the exchange of knowledge and the (self)narratives of native and/or resident social subjects.

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Author Biographies

Otávio Chaves dos Santos Prema, Federal University of Paraíba

Professor de yoga, ecologista, Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, CAA, PPGEduC), Graduado em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Graduando em Pedagogia pela Universidade de João Pessoa. Faço parte do banco permanente de avaliadores(as) da revista Debates Insubmissos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste e também participo do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação (GEPDIVE) - programa de pós-graduação em educação da UFPB. Membro do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina - UFPE CAA. Presidente e educador da Associação Cultural Educação, Ecologia e Cultura de Paz (ACEPAZ): Associação que atua na zona rural de Caruaru - PE em parceria com a UFPE CAA e oferece, por meio de projetos de extensão, cursos e vivências fundamentados na educação popular, ecologia e na cultura de paz.

Everaldo Fernandes da Silva, Federal University of Pernambuco

Graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1985); Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1988); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. É Co-Editor da Revista Interritórios (UFPE). Tem experiência na área de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião e Educação Popular, Fundamentos da Educação e atua ainda em grupos comunitários e interreligiosos.

Allene Carvalho Lage, Federal University of Pernambuco

Pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco - PPGDH/UFPE (2016). Pós-doutora em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). Mestra em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001). Graduada em Administração - Faculdades Integradas Anglo Americano - RJ (1993). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde março de 2006, lotada no Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru) como Professora do Curso de Pedagogia, e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. Foi Professora Visitante da Universidade de Salamanca, na Espanha em 2010, selecionada pelo CNPq. Coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Exerce suas atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre as experiências do saber-fazer educativo e processos identitários no âmbito de lutas emancipatórias dos movimentos sociais populares, com ênfase nas lutas relativas à diversidade, tais como gênero, sexualidades, feminismo e epistemologias do Sul. Tem artigos publicados no Brasil, Argentina, Cuba, Portugal e Espanha. Autora do livro Educação e Movimentos Sociais: caminhos para uma pedagogia de luta da Editora Universitária UFPE, 2013 e co-editora da Revista Debates Insubmissos, juntamente com Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses.

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Paraíba - UFPB (2020). Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/FUNDAJ (2015). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Especialista em: Psicopedagogia (2012); Gestão Pedagógica (2013); Educação em direitos humanos (2014), Educação do campo (2015), História e cultura dos povos indígenas (2015), Tecnologias e artes (2019). Líder do Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN), Pesquisadora do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais da Universidade Federal de Alagoas (NUAGRÁRIO/UFAL), Pesquisadora do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN), e do Grupo de Estudo e Pesquisas Discursos e Imagem Visual em Educação (GEPDIVE/UFPB). Interesses em: Educação do campo, educação popular, movimentos sociais, processos educativos, interdisciplinaridade, formação de professores, gestão pedagógica e políticas educacionais, livros didáticos, EJA, transdisciplinaridade, estágio supervisionado, EAD, análise arqueológica do discurso (AAD) e Pedagogia Social.

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Published

2023-07-31

How to Cite

Chaves dos Santos Prema, O., Fernandes da Silva, E., Carvalho Lage, A., & Vieira de Melo, M. A. (2023). Epistemologies of the Agreste: reflections and constructs of popular knowledge in Agreste. Diversitas Journal, 8(3), 2962–2980. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2485

Issue

Section

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas