O processo de ensino aprendizagem da matemática: uma análise do aluno
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.423Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar as possíveis causas das dificuldades no processo de Ensino Aprendizagem da Matemática na visão dos alunos de uma escola Estadual do Município de Arapiraca/AL. Através do ponto de vista desses, pois acreditamos que é na interação que as relações sociais tornam-se concreta. Então está pesquisa busca observar e confrontar as causas do não aprendizado na Matemática na visão dos estudantes. Em primeiro momento, aplicamos alguns questionários em sala de aula para os alunos onde estes responderam perguntas relativas às dificuldades no processo de ensino aprendizagem, sobre as abordagens metodológicas do professor e suas causa de não gostar da disciplina. No segundo momento analisamos os dados para depois confrontamos os resultados e enfim apresentaremos as respostas, em gráfico, para chegar a uma conclusão sobre o(s) fatore (s) que impedem uma efetiva aprendizagem da Matemática em sala de aula. Autores como FREIRE (1988), CHALITA (2001), COTRIM (1987), e outros fundamentaram esta pesquisa.
Metrics
References
BLIKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade. São Paulo: Cultrix, 1990.p.11-64.
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 6º ed. São Paulo: Gente, 2001.
COTRIM, Sérgio P. de Queiroz. Contato imediato com pesquisa de propaganda. São Paulo: Global, 1987.
FREIRE, Paulo. Criando Métodos de Pesquisas Alternativas aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In Pesquisa Participante. Org. Carlos Rodrigues Brandão. São Paulo, Brasiliense, 1988, p. 35.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 José Erlandson Kaique Lima dos Santos, Gêrlan Cardoso da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”