O uso do Snapchat no processo de ensino aprendizagem de LI como ferramenta de interculturalidade.

Authors

  • Gerlan Cardoso da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.478

Abstract

Ensinar uma Língua Estrangeira envolve mais que aspectos morfológicos presentes nela, pois a estrutura de uma Língua é composta pela presença de fatores socioculturais e devem-se ser apresentados ao aluno para uma aquisição concreta dela e não somente a representação de uma parte dela. Atualmente, teóricos defendem o uso de abordagens comunicativas em discussão sobre o antigo ensino de línguas estrangeiras descontextualizados e desmotivante. Este artigo parte de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica referenciada na visão de o Processo de Ensino Aprendizagem de Língua Inglesa como pressuposto de imergir o discente nela, através de aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais que a permeiam uma Língua Estrangeira através de um aplicativo denominado Snapchat. Autores como: ALMEIDA (2007); BRASIL (1999); MOURA (2005); RAJAGOPALAN (2003); UNESCO (2009) e outros fundamentaram o trabalho trazendo o debate acerca da temática de um ensino aprendizado de LI, mas contextualizado e sobre a importância da interculturalidade.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Linguística Aplicada-Ensino de Língua e Comunicação. Campinas, SP: Pontes Editores e Arte Língua, 2ª ed. 2007.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnologias. Parâmetros Curriculares Nacionais; Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

FLEURI, Reinaldo Matias. O desafio dialógico nas relações interculturais. in Palestra Proferida no V Colóquio Internacional Paulo Freire. 2005. Disponível em: <http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-Reinaldo.pdf>. Acesso em 10 de setembro de 2016.

MOURA, Milton. Diversidade Cultural e Democracia: Breve Reflexão sobre os Desafios da Pluralidade. Textos e Contextos, Salvador, v 3, n 3, p. 29-38, 2005.

UNESCO. Relatório Mundial da UNESCO: Investir na Diversidade Cultural e no Diálogo Intercultural. 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001847/184755POR.pdf>. Acesso em 10 de setembro de 2016.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Published

2017-04-30

How to Cite

Silva, G. C. da. (2017). O uso do Snapchat no processo de ensino aprendizagem de LI como ferramenta de interculturalidade. Diversitas Journal, 2(1), 154–159. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.478