A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.543Abstract
Tratar desta temática é despertar a curiosidade epistemológica acerca de alguns contextos escolares que estão situados no espaço rural. A problemática apresentada é a prática pedagógica no contexto multisseriado, como que os educadores consideram a realidade e o modo de vida dos educandos para subsidiar sua prática docente? Deste modo, pretende-se apresentar a visão dos educadores ao considerar a realidade e o modo de vida dos educandos como fundamentais para o desenvolvimento de seu fazer pedagógico. Mais especificamente compreender o desenvolvimento da prática dos educadores no contexto multisseriado, identificar os materiais didáticos que subsidiam o seu fazer pedagógico e, por fim, estabelecer juízo de valor entre discurso e a prática. A pesquisa é de caráter qualitativo, tem como instrumento metodológico a observação e a entrevista realizada aos educadores de algumas escolas do campo do munícipio de Canhotinho-PE. A fundamentação teórica que subsidia a reflexão-ação-reflexão é a luz de alguns estudiosos e pesquisadores sobre contextualização, multisseriação e complexidade, tais como Zemelman (2006); Morin (1998); Demo (2003); Freire (1987) e outros. Foi possível concluir que a contextualização é operada pelos educadores a partir da realidade e do modo de vida dos educandos, fazendo jus aos saberes que os educandos possuem sobre determinadas temáticas, entretanto, houve distanciamento entre o discurso e a prática.
Metrics
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”