A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.543Resumen
Tratar desta temática é despertar a curiosidade epistemológica acerca de alguns contextos escolares que estão situados no espaço rural. A problemática apresentada é a prática pedagógica no contexto multisseriado, como que os educadores consideram a realidade e o modo de vida dos educandos para subsidiar sua prática docente? Deste modo, pretende-se apresentar a visão dos educadores ao considerar a realidade e o modo de vida dos educandos como fundamentais para o desenvolvimento de seu fazer pedagógico. Mais especificamente compreender o desenvolvimento da prática dos educadores no contexto multisseriado, identificar os materiais didáticos que subsidiam o seu fazer pedagógico e, por fim, estabelecer juízo de valor entre discurso e a prática. A pesquisa é de caráter qualitativo, tem como instrumento metodológico a observação e a entrevista realizada aos educadores de algumas escolas do campo do munícipio de Canhotinho-PE. A fundamentação teórica que subsidia a reflexão-ação-reflexão é a luz de alguns estudiosos e pesquisadores sobre contextualização, multisseriação e complexidade, tais como Zemelman (2006); Morin (1998); Demo (2003); Freire (1987) e outros. Foi possível concluir que a contextualização é operada pelos educadores a partir da realidade e do modo de vida dos educandos, fazendo jus aos saberes que os educandos possuem sobre determinadas temáticas, entretanto, houve distanciamento entre o discurso e a prática.
Métricas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”