A Importância dos experimentos simples para as aulas de ciências e sua influência no processo de ensino aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i2.555Abstract
RESUMO: Objetivou-se com este trabalho comparar a eficácia da introdução dos experimentos simples nas aulas de ciências com o ensino tradicional e sua influência no processo de ensino aprendizagem, facilitando a comunicação entre professor e aluno para a quebra das barreiras existentes no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em duas turmas de 7º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública municipal de Santana do Ipanema nas quais foram aplicadas um pré-teste e um pós- teste com questões semiestruturadas que abordaram pontos referentes ao processo de metabolização dos fungos. O 7º ano “A” foi utilizado como a turma teste o 7º ano “B” como a turma controle. A turma controle consiste naquela onde o conteúdo foi ministrado de forma tradicional com aula expositiva e a turma teste naquela onde foi aplicado um experimento simples sobre o conteúdo debatido. Para a análise dos dados foi utilizado o teste do Qui-Quadrado, o qual consiste em um teste de hipóteses que avalia a associação existente entre variáveis qualitativas. Os resultados revelaram que houve um avanço nos resultados em ambas as turmas, destacando um aumento de 38,46% no resultado da turma controle após a apresentação do conteúdo e um aumento de 86,66% na turma teste após a aplicação da aula prática. Os resultados obtidos a partir da prática mostra a necessidade de buscar novos métodos que forneçam subsídios para a melhoria do ensino de ciências, proporcionando assim o aprendizado dos alunos a partir da interação entre teoria e prática.
PALAVRAS-CHAVE: aula prática, aula expositiva, interação.
ABSTRACT: The aim of this study was to compare the effectiveness of the introduction of simple experiments in science classes with traditional teaching and its influence on the teaching and learning process, facilitating communication between teacher and student to break existing barriers in daily school life. The survey was conducted in two groups of 7 years of primary school, a school of public health system of Santana do Ipanema in which a pre-test were applied, and a post-test with semi-structured questions that addressed points regarding the process of metabolizing fungi. The 7th grade "A" was used as the test class the 7th grade "B" as the control group. The control class that is where the content was taught in the traditional manner with lecture and class test that where a simple experiment on the content discussed was applied. For data analysis, the chi-square, which consists of a hypothesis test that assesses the association between qualitative variables was used. The results revealed that there was an improvement in the results in both groups, highlighting an increase of 38.46% in the control group result after the presentation of content and an increase of 86.66% in the test group after application of classroom practice. The results from the practice shows the need to seek new methods that provide subsidies for the improvement of science education, providing student learning from the interaction between theory and practice.
KEYWORD: classroom practice, lecture, interaction.
Metrics
References
BARBIERI, Marisa Ramos. Projeto USP /BID – “Formação de professores de ciências”. in: Boletim da Filosofia, n.6 , p.4 . São Paulo, 1993
BIZZO, Nelio. Perspectivas para atuação do professor. In: ___Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Ática, 1999.
BULGRAEN, Vanessa Cristina. O papel do Professor e Sua Mediação nos Processos de Elaboração do Conhecimento. Revista conteúdo. Capivari. V. l.n4. Dezembro, 2010.
MELO, Elisabete Carvalho. (UFAC). A escrita da prática pedagógica como estratégia metodológica de formação. IX Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores – 2007. UNESP - Universidade Estadual Paulista - Pró-reitora de graduação. Disponível em< http://www.unesp.br/prograd/ixcepfe/Arquivos%202007/9eixo. pdf> Acesso em 17 de agosto de 2014.
POLETTI, N; Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental. 26 ed. São Paulo: Ática, 2001.
SANTOS, Valdecí dos. Projetos de pesquisa em educação: um olhar sobre a formação do professor de Biologia. In: Encontro Nacional De Ensino De Biologia, 1 Encontro Regional De Ensino De Biologia Da Regional RJ/ES, 3., Anais... Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. p. 446-449.
SOBRINHO, Raimundo Souza de. A importância do Ensino da Biologia Para o Cotidiano. Faculdade integrada da grande fortaleza – FGF. Núcleo de educação a distância – NEAD. Fortaleza – CE, 2009.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Afrânio dos Santos Freitas, Doraltt dos Santos Freitas, Jakeline Vieira da Silva, Josefa Neves da Silva, Taize Janiele dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”