Perspectivas de Desenvolvimento a partir do Empreendedorismo Criativo em Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.562Abstract
RESUMO: Objetivou-se com esse estudo apresentar algumas considerações sobre a chamada economia criativa e sua evolução no estado de Alagoas, frente às perspectivas de desenvolvimento econômico do estado. Através de uma abordagem breve sobre origem e concepção de economia criativa e da herança socioeconômica do estado, foi possível traçar um paralelo entre evolução da concepção de cultura e criatividade para a promoção do desenvolvimento, desde o conceito de Indústria cultural a sua aplicação no cenário socioeconômico alagoano. Por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, na qual foram utilizados autores como Adorno e Horkheimer, com a Teoria Crítica sobre “cultura de massa” e economia e Howkins e Florida, sobre a concepção atual da relação entre criatividade, cultura e economia, Carvalho, sobre a economia alagoana e Verdi e Pires, sobre as micro e pequenas empresas; mapeamentos nacionais, que possibilitaram a compreensão da realidade socioeconômica do estado.
Palavras-chave: Indústria cultural, Economia criativa, Empreendedorismo.
ABSTRACT: The objective of this study is to present some considerations on the so-called creative economy and it’s development in the State of Alagoas, in the face of the State's economic development prospects. Through a brief approach on the origin and design of creative economy and economic heritage of the State, it was possible to draw a parallel between the evolution of the conception of culture and creativity for the promotion of development, since the concept of cultural Industry to your application in the socioeconomic scenario of Alagoas. Through bibliographical and exploratory research, in which some authors were used such as Adorno and Horkheimer, with The Critical Theory about "mass culture" and economy and Howkins, Florida, about the current design of the relationship between creativity, culture and economy; Carvalho, on the nearby state economy and Verdi and Pires, on micro and small enterprises; National mappings, which enabled the understanding of the socioeconomic reality of the State.
Keywords: Culture Industry, Creative Economy, Enterpreunership.
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