Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.676Abstract
Resumo: Além de refletir problemas ambientais, a Educação Ambiental também discute as relações sociais, econômicas e culturais com o ambiente, do ponto de vista ético e cidadão. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar as representações sociais de ambiente de alunos do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe. Escolheu-se as representações sociais porque são princípios organizadores que regulam as ações no cotidiano, sendo, portanto, adequadas para subsidiar as discussões que permeiam a temática cidadania e ambiente. Para tanto, utilizou-se questionários com a técnica de associações de palavras com o termo indutor "Ambiente", como também se indagou aos alunos a importância do ambiente em seu cotidiano. Além disso, para subsidiar uma melhor análise das representações dos alunos, realizou-se entrevista com uma das gestoras do CODAP, somada à análise do Projeto Pedagógico do Colégio vigente, dando ênfase à abordagem da Educação Ambiental. Em relação às respostas dos alunos, observou-se que se sentem parte do ambiente, mas que não estabelecem conexões mais profundas entre a questão ambiental e as conjunturas política, social, econômica, filosófica da mesma. Esta visão mais ampliada e crítica também não foi apresentada pela gestora do colégio em seus posicionamentos. Assim, observa-se que é necessário que a instituição escolar objeto da pesquisa, reveja o Projeto Pedagógico no tocante à EA, tanto para atendimento da legislação atual, como também para prover uma formação cidadã mais completa para seus alunos.
Palavras-chave: Currículo, Educação Ambiental, Representações Sociais.
Abstract: In addition to reflecting environmental problems, Environmental Education also discusses social, economic and cultural relations with the environment from an ethical and citizen point of view. In this sense, this work had as objective to analyze the social representations of environment of students of the Colégio de Aplicação (CODAP) of Universidade Federal de Sergipe. The social representations were chosen because they are organizing principles that regulate the actions in the quotidian, being, therefore, adequate to subsidize the discussions that permeate the citizenship and environment theme. For that, questionnaires were used with the word association technique with the term inductor "Environment", as well as the students were asked the importance of the environment in their daily life. In addition, in order to support a better analysis of the students' representations, an interview was conducted with one of the managers of CODAP, in addition to the analysis of the current College's Pedagogical Project, emphasizing the Environmental Education approach. Regarding the students' responses, it was observed that they feel part of the environment, but do not establish deeper connections between the environmental issue and the political, social, economic, and philosophical conjunctures of the environment. This broader and more critical view was also not presented by the management of the college in its positions. Thus, it is observed that it is necessary for the school institution that is the object of the research to review the Pedagogical Project in relation to EE, both to comply with current legislation and to provide a more complete citizen education for its students.
Keywords: Curriculum, Environmental Education, Social Representations.Metrics
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