As práticas docentes e a necessidade da renovação dos recursos pedagógicos nas aulas de Geografia

Authors

  • Maria Camila Nunes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Reynaldo Daivyd Lopes da Silva Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-2621-335X
  • Maria Sonia Moura dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudionor de Oliveira Silva Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-735

Abstract

ABSTRACT: Teaching practices with the advancement of technology and the creation of trends of the current period generate the need for the renewal of pedagogical resources in geography classes. The main objective is to discuss the possibility of renewal of the pedagogical resources necessary for the lessons of geography. The methodological procedures take place in a qualitative way with a theoretical basis in readings of writers who discuss this subject, such as: Demo (2004), Trindade et al (2007) and Libâneo (2004) questionnaires to teachers and school staff to better detail the object under investigation. Files of the main works were used to facilitate the construction of the theoretical foundation, avoiding the need for rereading. The results show that there is a need for adequate resource the current demands, to better use of teaching in geography classes. However, the lack of pedagogical resources can reduce the possibilities of providing more interactive classes. It is concluded that, there is a strong need for investment in pedagogical, structural and financial resources teachers.

KEYWORDS: Learning, difficulties, perfecting.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Camila Nunes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Licenciada em geografia pela universidade estadual de Alagoas (UNEAL). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, cultura e meio ambiente atualmente é docente de geografia na rede municipal. Foi Integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência coordenado pelo doutorando Clélio Cristiano dos Santos onde desenvolveu parte de suas pesquisas envolvendo o ensino de geografia. 

Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduado em geografia (licenciatura plena) pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL - campus V. Integrante do Grupo de Estudos Territoriais - GETERRI, coordenado pelo professor Dr. Reinaldo Sousa. Participou do programa institucional de bolsa de iniciação á docência-PIBID do subprojeto: A Cidade no ensino de Geografia, coordenado pelo professor doutorando Clélio Cristiano dos Santos. Atualmente pesquisando, as dinâmicas territoriais das atividades do circuito inferior da economia urbana de União dos Palmares.

Maria Sonia Moura dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada da Universidade Estadual de Alagoas em plena licenciatura em geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência coordenado pelo doutorando Clélio Cristiano dos Santos, curso normal completo pela Escola Estadual Rocha Cavalcante.

References

CARVALHO, M. G; BASTOS, J. A. S. L., KRUGER, E. L. A. Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000.

CAVALCANTE, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos - ed. 16ª, Campinas, SP: Papirus, 1998. p.183.

DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. 13º ed. Vozes. Petrópolis, 2004.

MORALES, P. A relação professor-aluno o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo, Brasil, 1999. 167 p.

LIBÂNEO, José Carlos Organização e gestão de escola: teoria e prática. /Jose Carlos Libâneo.5.ed. revista e ampliada-Goiânia: Editora alternativa, 2004. 319 p.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2001.

PEIXOTO, A. J. (Org) Formação, profissionalização e prática docente. Editora da PUC, Goiás, 2009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, R. J. N.(Org). Discutindo geografia: doze razões para se (re) pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.

KIMURA, shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas, Shoko Kimura.- 2 .ed.- São Paulo contexto, 2010

LEOPOLDO, L. P. - Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a prática. Formação docente e novas tecnologias. Maceió: Edufal, 2002.

Published

2020-04-09

How to Cite

Silva, M. C. N. da, Silva, R. D. L. da, Santos, M. S. M. dos, & Silva, C. de O. (2020). As práticas docentes e a necessidade da renovação dos recursos pedagógicos nas aulas de Geografia. Diversitas Journal, 5(2), 1177–1185. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-735