Educar para (trans)formar: caminhos de desconstrução do machismo
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-850Abstract
O presente trabalho discute a experiência do Grupo de Estudo Epistemologia Feminista, Cultura e Gênero, composto por graduandos do curso de história, pedagogia, psicologia, biologia e alguns ex-alunos da UPE/Campus Garanhuns.A partir dos estudos sobre a história das mulheres, marcada por uma tessitura social patriarcal, binária e machista, inquietou o grupo como promover uma cultura que dê visibilidade ao feminino e favoreça a quebra dos diversos tipos de violência sofrida pelas mulheres no Agreste Meridional. Asssim emergiu a necessidade de desenvolver atividade de extensão em quatro escolas da rede municipal de Garanhuns, com alunos de oitavos anos do ensino fundamental, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância das mulheres e buscando promover a desconstrução, através de processo formativo, do machismo. A metodologia seguiu as seguintes etapas: a) estudo e discussão de texto pelos grupos supracitados, com referencial teórico embasado em pesquisadoras como Margareth Rago, Tânia Swian, Djamila Ribeiro, e outras; b) definição de escolas municipas para atuação e sensibilização dos gestores, professores e pais de alunos das escolas para desenvolver as atividades,; c) contato e e desenvolvimento de atividades lúdicas e rodas de conversa com os(as aulos(as). Constatou a importância da educação para a quebra de conduta machista institucionalizada na cultura.
Palavras-chave: Mulheres; Educação; Desconstrução do Machismo.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Rosa Maria Farias Tenório, Patrícia Maria Tenório de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”