Compreendendo o conceito território a partir da linguagem fílmica: a animação “O Rei Leão” como possibilidade didática no ensino de Geografia

Authors

  • Felipe Santos Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Maria Luiza Bráz Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-994

Abstract

ABSTRACT: Geography teaching has been problematized in recent years and new methodological approaches have been proposed in the light of overcoming traditional teaching methodologies. Aiming to fill a gap in the theory that involves the methodologies of geography teaching, this paper seeks to propose the use of film language to understand the concept of territory from the animation "The Lion King". Film language, added to the understanding of the concept of territory, presents itself as a possibility to the teaching of geography, as it is able to bring the conceptual - which often seems distant from the students - closer to concrete reality. Thus, it is believed that this proposal is capable of providing the development of skills and competences regarding this learning field, mainly because it allows the theoretical complexity of the concept territory to be unveiled from an interactive and pleasant language such as language. Even though it is easily accessible, it still has some obstacles in the field of education, especially with regard to planning difficulties.

KEYWORD: Geography teaching. Territory. Didactics. Film language.

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Author Biographies

Felipe Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus do Sertão) e Especialista em Geo-História pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA/Arapiraca). Estudante de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino de Geografia e suas Tecnologias, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e em Metodologia do Ensino de Geografia pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA/Arapiraca). Durante a graduação em Geografia foi bolsista do Programa Institucional do Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), onde desenvolveu projetos educacionais para o ensino de Geografia no segundo ciclo do Ensino Fundamental, ligados à Climatologia e Cartografia. Participa como membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/CNPQ), onde integra o Grupo de Estudos em Geografia Cultural, e do Grupo de Pesquisa Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/CNPQ). Atua como Professor Substituto no segundo ciclo do Ensino Fundamental, na área de Geografia, pela Prefeitura de Arapiraca - AL. Foi bolsista de Mobilidade Acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), financiado pelo Banco Santander, em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), onde estagiou no Laboratório de Geografia Cultural e de Turismo (LAGECULT/UFU). Foi monitor das disciplinas Quantificação em Geografia e Geografia Cultural, ofertadas pelo curso de Geografia da UFAL. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Geografia Cultural e Festas Rurais.

Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar ; Acadêmica em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas [UFAL]. Pós graduanda em Metodologia do Ensino de Geografia e Suas Tecnologias [UNEAL] e Ensino de Geografia [UFAL]. Atuou como monitora nas disciplinas: Teoria e método em Geografia (2015-2016); Espaço mundial, Poder,Territórios e Redes (2016-2017); Meio ambiente, Sistemas energéticos e Politicas Públicas (2017-2018), ambas no curso de Geografia Licenciatura, modalidade à distância, na Universidade Federal de Alagoas. É membro do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais [NUAGRÁRIO], desenvolvendo pesquisas relacionadas a linha de pesquisa: Dilemas e contradições no Ensino-aprendizagem da Geografia Escolar em Alagoas.

Maria Luiza Bráz, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Mestre em Educação Brasileira e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas . Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas e participante do núcleo de pesquisas agrárias (NUPEA).

Published

2020-01-13

How to Cite

Silva, F. S., Gama, L. T. S. de A., & Bráz, M. L. (2020). Compreendendo o conceito território a partir da linguagem fílmica: a animação “O Rei Leão” como possibilidade didática no ensino de Geografia. Diversitas Journal, 5(1), 443–454. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-994