Compreendendo o conceito território a partir da linguagem fílmica: a animação “O Rei Leão” como possibilidade didática no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-994Resumen
RESUMO: O ensino de Geografia tem sido problematizado nos últimos anos e novas abordagens metodológicas têm sido propostas à luz da superação de metodologias tradicionais de ensino. Visando preencher uma lacuna existente na teoria que envolve as metodologias do ensino de geografia, o presente artigo busca propor a utilização da linguagem fílmica para o entendimento do conceito território a partir da animação “O Rei Leão”. A linguagem fílmica, agregada ao entendimento do conceito território, apresenta-se como uma possibilidade ao ensino de Geografia, por ser capaz de aproximar o conceitual – que muitas vezes parece distante dos alunos – a realidade concreta. Assim, acredita-se que esta proposta seja capaz de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências no que tange a esse campo de aprendizagem, principalmente por permitir que a complexidade teórica do conceito território seja desvendada a partir de uma linguagem interativa e prazerosa como a linguagem fílmica, que, mesmo sendo de fácil acesso, ainda possui alguns entraves no campo do ensino, principalmente no que diz respeito às dificuldades de planejamento.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia. Território. Didática. Linguagem fílmica.
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Derechos de autor 2020 Felipe Santos Silva, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, Maria Luiza Bráz
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