A construção da identidade do aluno frente ao projeto lei de ideologia de gênero
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1004Resumen
RESUMO: O presente trabalho traz uma breve discussão acerca dos conceitos de ideologia, gênero e identidade a partir do debate a respeito da identidade do aluno frente ao projeto lei de ideologia de gênero. No decorrer do trabalho, tais conceitos foram correlacionados ao projeto lei de ideologia de gênero com a construção de identidade do aluno. Foram mobilizados autores, como: Althusser (1995), Arroyo (2004), Carvalho (2011), Foucault (1988), Hall (2005), Louro (2007), Souza e Silva (2018) e Silva (2017), além de algumas normas legais. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas análises bibliográficas, para, a partir das leituras, trazer elementos para a presente discussão. Destaca-se que a escola deve possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico a partir da compreensão sobre as diferenças corporais e sexuais que culturalmente se constroem na sociedade, tendo papel fundamental na desmistificação dessas diferenças, além de ser um importante instrumento na construção de valores e atitudes, que permitam um olhar mais crítico e reflexivo sobre as identidades de gênero e sexual. Nesse sentido, este trabalho visa suscitar o debate e a reflexão sobre a ideologia de gênero na construção da identidade a partir da escola.
PALAVRAS-CHAVE: ideologia de gênero; identidade; escola.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Maiara Cristine Oliveira de Almeida, Maiara Cristine Oliveira de Almeida, Carolina Sena do Vale, Cristiano Cezar Gomes da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”