O hibridismo cultural na formação das quadrilhas juninas na contemporaneidade em Arapiraca-AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1020Resumen
RESUMO: As quadrilhas juninas trazem um conjunto de sentidos e significados que são atribuídos nas mais diversas dimensões da vida social, construindo representações acerca do trabalho do camponês, da religiosidade, do casamento e do modo como a natureza é vista. Dito isto, o presente trabalho tem como objetivo realizar estudos sobre o hibridismo cultural envolvendo as quadrilhas juninas, ou seja, o foco é a investigação desse fenômeno no município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, pois assim foi possível compreender melhor como vêm se dando os processos que fizeram ocorrer diversas transformações. Tais transformações nas quadrilhas juninas estão intimamente relacionadas com as mudanças do espaço urbano, entre as quais podemos citar o êxodo rural. Ao considerarmos essas mudanças, podemos perceber variadas formas de como são vivenciadas e (re)significadas às quadrilhas juninas para diferentes grupos em Arapiraca, por um enfoque no hibridismo cultural presente nessas manifestações. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se observações diretas de grupos de quadrilhas, visitando esses coletivos quadrilheiros. Essas visitas foram importantes, pois proporcionaram uma observação direta junto à realidade social e cultural. Dessa forma, foi possível nos apropriarmos de uma análise interpretativa a partir de uma descrição densa, conforme propõe Geertz (1989), permitindo perceber as particularidades através do fluxo e do discurso social, respeitando as construções culturais dos sujeitos nos acontecimentos particulares.
PALAVRAS-CHAVE: Quadrilhas Juninas. Arapiraca. Cultura. Hibridismo Cultural.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Widis Pinheiro da Silva, Cristiano Cezar Gomes da Silva, Conceição Maria Dias de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”