A ecologia e conservação: um olhar extra sala
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1096Resumen
RESUMO: Este artigo tem como objetivo utilizar atividades extra sala, para estimular, observar, questionar e facilitar a interação com o meio ambiente. As trilhas, enquanto instrumento pedagógico para a educação ambiental ou ecologia ambiental devem explorar o raciocínio lógico, incentivar a capacidade de observação e reflexão, além de apresentar conceitos ecológicos e estimular a prática investigatória. Na primeira metodologia. Para essa aula, os alunos se deslocaram para a Serra da Mangabeira no lado nordeste do município de Arapiraca, distante cerca de 5 km do centro. Na segunda parte, a visitação foi ao povoado Bom Jardim no lado leste do município de Arapiraca, distante cerca de 10 km do centro. Na última trilha pode-se ressaltar uma área conhecida por seu lago da Perucaba se encontra no lado oeste de Arapiraca, com 5 km de distância do centro. A trilha ecológica propicia dados qualitativo e quantitativo, entretanto as observações feitas com base à mesma vêm de cunho sensitivo, olfativo e do campo da visão, com isso pode-se concluir que as observações mais importantes nos outros dados foram de suma, devido a qualidade proposta pelo ambiente. Como conclusão observou-se que, o uso de atividades ao ar livre propicia uma experiência direta e mais significativa como método de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Campo, diversidade, entomologia.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Ana Marta da Silva Lima, Rubens Pessoa de Barros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”