Emergência e crescimento inicial de feijão-fava e de cebolinha sob ação do extrato aquoso de folhas de Enterolobium contortisiliquum
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1110Resumen
RESUMO: A possibilidade de cultivo de culturas agrícolas consorciadas com espécies florestais, além de ajudar a preservar a diversidade de espécies existentes, recupera áreas degradadas, e gera benefícios agronômicos e econômicos para os agricultores. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi verificar uma possível ação alelopática do extrato aquoso de folhas de tamboril (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong) sobre a emergência e o crescimento inicial de plântulas de feijão-fava (Phaseolus lunatus L.) e de cebolinha (Allium fistulosum L.). Nos ensaios foi avaliado o extrato aquoso de folhas de tamboril em cinco concentrações (10; 25; 50; 75 e 100%), e como controle (0%) utilizou-se água mineral. Empregou-se o delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições de 20 sementes por tratamento para cada cultura. Preparados os extratos, procedeu-se com a semeadura das sementes de feijão-fava e de cebolinha em bandejas de polietileno. Ao final dos ensaios, foram avaliados a porcentagem de emergência; o índice de velocidade e o tempo médio de emergência; o comprimento e a massa seca da parte aérea e do sistema radicular. O extrato aquoso de folhas de tamboril, em todas as concentrações utilizadas, não afetou a emergência e o crescimento inicial de plântulas de feijão-fava, contudo, inibiu completamente a emergência de plântulas de cebolinha.
PALAVRAS-CHAVE: alelopatia, cultivo consorciado, espécie florestal.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ariana Veras de Araújo, Ana Carla Vieira de Brito, Monalisa Alves Diniz da Silva, André Pereira Freire Ferraz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”