Cromatografia em papel como atividade prática interdisciplinar para o 1º ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1141Resumen
RESUMO: O conhecimento é adquirido por meio de um processo interdisciplinar onde estabelece uma ligação entre diferentes disciplinas. Objetivou-se com este trabalho a utilização da cromatografia em papel como atividade integradora, propondo um recurso que pode ser utilizado como método de ensino, por meio de uma atividade trabalhada em sala de aula e avaliando com isso a eficiência dessa nova prática educativa no ensino e aprendizagem para os ensinos de biologia, física e química. O estudo foi do tipo quali-quantitativo, realizado na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa Mendes de Mendonça Lima, no município de Itacoatiara, Amazonas. Nele foram trabalhadas três turmas do 1º Ano do Ensino Médio sendo uma turma controle e duas turmas participantes. Na primeira turma denominada controle, foi aplicado um questionário prévio seguido de aula teórica, após um segundo questionário e por último o experimento. Nas duas turmas participantes, aplicou-se o questionário prévio, aula teórica, atividade experimental e por último o segundo questionário. Ao todo, participaram 62 alunos A porcentagem de acerto entre os questionários foi avaliada por Análise de Variância - ANOVA. Com os resultados obtidos, foi possível verificar que houve uma melhoria no entendimento dos estudantes sobre os conteúdos de Química e Física, no entanto, sem melhoria para Biologia. Os resultados da ANOVA evidenciaram que, ao comparar os acertos dos questionários, não teve diferença entre a turma controle e as turmas participantes. Portanto, conclui-se que a cromatografia em papel é uma atividade facilitadora para a integração e aprendizado dos conteúdos de Física e Química e que a atividade experimental da cromatografia não fez diferença para a compreensão dos conteúdos que foram abordados em sala de aula relacionados à aula tradicional, porém, desenvolveu uma maior motivação e participação dos alunos.
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia ativa. Experimentação. Prática de ensino.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Janete Gomes de Oliveira, Nicanor Tiago Bueno Antunes, Fabricio Valentim da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”